Nilópolis inaugura Base de Operação do Segurança Presente
Publicado em:
O programa Segurança Presente chegou a Nilópolis. Em parceria com o Governo do Estado, a Base Operacional localizada na Praça dos Estudantes começou as atividades na última quinta-feira (12).
O reforço na segurança da cidade será de 22 policiais, sendo oito fixos e 14 na modalidade de Regime Adicional de Serviço (RAS). Os policiais patrulharão diariamente o Centro com oito motos, duas viaturas, a pé e também com uma van, das 8h às 20h. O funcionamento da base será das 6h às 22h, coordenado pelo Tenente Barros. Os outros bairros de Nilpopolis terão a presença do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), implantado em Nilópolis em setembro de 2022.
O prefeito Abraãozinho agradeceu por mais essa conquista e ressaltou a parceria do Governo do Estado com Nilópolis. “É uma conquista muito grande, essa é uma luta que temos há bastante tempo e o governador Cláudio Castro mais uma vez cumpre sua palavra com o nosso município. Que a gente continue nesse caminho para uma Nilópolis cada vez melhor”, disse o prefeito. “Esperamos atender com plenitude todos os anseios do governador, do prefeito e principalmente dos nilopolitanos”, finalizou o secretário Rodrigo Bacellar, que, de acordo com a prafeitura, prometeu dobrar o efetivo na cidade em breve. Essa é a 13ª base do Segurança Presente na Baixada Fluminense.
Além da implantação do programa no município, serviços como direitos do consumidor, 2ª via do RG, certidões de nascimento, casamento e óbito. Além disso, habilitação para casamento, carteira de trabalho digital e banco de empregos do SINE foram oferecidos à população por meio da ação RJ+Serviços- RJ Para Todos. Na mesma ocasião, a Praça dos Estudantes, recém reformada, também foi entregue aos nilopolitanos.
O que é o Segurança Presente?
De acordo com o Governo do Estado, a Operação Segurança Presente é um modelo de abordagem de proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Por consequência, o objetivo é promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social.
O Governo afirma ainda que além do trabalho de segurança, o foco do Segurança Presente está no atendimento social. As operações contam com assistentes sociais de plantão, que são responsáveis pelo atendimento a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Esses profissionais dão assistência a pessoas perdidas, sem documentos etc. As pessoas em situação de rua são encaminhadas para abrigos públicos da Prefeitura ou instituições filantrópicas.