Nilópolis inaugura Base de Operação do Segurança Presente

Publicado em:

Por

O programa Segurança Presente chegou a Nilópolis. Em parceria com o Governo do Estado, a Base Operacional localizada na Praça dos Estudantes começou as atividades na última quinta-feira (12).

O reforço na segurança da cidade será de 22 policiais, sendo oito fixos e 14 na modalidade de Regime Adicional de Serviço (RAS). Os policiais patrulharão diariamente o Centro com oito motos, duas viaturas, a pé e também com uma van, das 8h às 20h. O funcionamento da base será das 6h às 22h, coordenado pelo Tenente Barros. Os outros bairros de Nilpopolis terão a presença do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), implantado em Nilópolis em setembro de 2022.

O prefeito Abraãozinho agradeceu por mais essa conquista e ressaltou a parceria do Governo do Estado com Nilópolis. “É uma conquista muito grande, essa é uma luta que temos há bastante tempo e o governador Cláudio Castro mais uma vez cumpre sua palavra com o nosso município. Que a gente continue nesse caminho para uma Nilópolis cada vez melhor”, disse o prefeito. “Esperamos atender com plenitude todos os anseios do governador, do prefeito e principalmente dos nilopolitanos”, finalizou o secretário Rodrigo Bacellar, que, de acordo com a prafeitura, prometeu dobrar o efetivo na cidade em breve. Essa é a 13ª base do Segurança Presente na Baixada Fluminense.

Além da implantação do programa no município, serviços como direitos do consumidor, 2ª via do RG, certidões de nascimento, casamento e óbito. Além disso, habilitação para casamento, carteira de trabalho digital e banco de empregos do SINE foram oferecidos à população por meio da ação RJ+Serviços- RJ Para Todos. Na mesma ocasião, a Praça dos Estudantes, recém reformada, também foi entregue aos nilopolitanos.

O que é o Segurança Presente?

De acordo com o Governo do Estado, a Operação Segurança Presente é um modelo de abordagem de proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Por consequência, o objetivo é promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social.

O Governo afirma ainda que além do trabalho de segurança, o foco do Segurança Presente está no atendimento social. As operações contam com assistentes sociais de plantão, que são responsáveis pelo atendimento a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Esses profissionais dão assistência a pessoas perdidas, sem documentos etc. As pessoas em situação de rua são encaminhadas para abrigos públicos da Prefeitura ou instituições filantrópicas.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.