Audiência Popular discute desafios para garantir o direito à educação na Baixada Fluminense
Na próxima segunda-feira, dia 28 de abril, às 18h, o Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEERJ) e o Fórum Grita Baixada (FGB) promovem a Audiência Popular de Defesa da Educação, com o tema “Garantia do direito constitucional à educação: desafios na Baixada Fluminense”. O evento será realizado no Teatro Sylvio Monteiro, localizado no Complexo Cultural Mário Marques, em Nova Iguaçu.
A audiência tem como objetivo reunir diferentes atores da sociedade civil, da educação pública, representantes de movimentos sociais, estudantes e gestores públicos para debater os principais obstáculos enfrentados pela região no acesso e permanência na escola, qualidade da educação, infraestrutura das unidades de ensino, valorização profissional e investimentos governamentais.
Segundo os organizadores, o evento se insere num contexto de grave crise no sistema educacional, intensificado pelas desigualdades históricas que afetam a Baixada Fluminense. “É fundamental que a população tenha voz ativa na construção de políticas públicas. A audiência é um instrumento de participação cidadã e de denúncia das omissões do poder público”, afirma Adriano Moreira, coordenador do Fórum Grita Baixada.
A audiência é aberta ao público, com entrada gratuita. A iniciativa conta com o apoio do Grupo de Pesquisa Educação e Cidadania (GRUPPE-UFF) e do Núcleo de Educação e Cidadania da UFF (NUEC-UFF).
Serviço:
Audiência Popular de Defesa da Educação
Tema: “Garantia do direito constitucional à educação: desafios na Baixada Fluminense”
Data: 28 de abril de 2025 (segunda-feira)
Horário: 18h
Local: Teatro Sylvio Monteiro – Complexo Cultural Mário Marques
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro, Nova Iguaçu – RJ
Evento gratuito