Agenda

Fiocruz realiza atividades na Baixada Fluminense para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado em:

Por

Fiocruz realiza atividades na Baixada Fluminense para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 19º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) retorna as atividades presenciais com ações em parceria com movimentos sociais e escolas de Nova Iguaçu.

Depois de dois anos realizada totalmente on-line por conta da pandemia, esta edição da SNCT Fiocruz marca o retorno do evento às programações presenciais. A Semana acontece, anualmente desde 2004, em diversas instituições públicas e privadas em todo país com o objetivo de mobilizar a sociedade para iniciativas tecnológicas.

O tema da Semana deste ano é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. A temática visa refletir sobre a importância da construção de conhecimento para a soberania nacional. Ao mesmo tempo, a Fiocruz celebra os 150 anos do seu patrono, Oswaldo Cruz, comemorando o seu legado para a pesquisa nacional e internacional.

Ao longo do mês de outubro, o Museu da Vida Fiocruz junto ao Pré – Vestibular para Negros e Carentes da Vila Operária, Centro de Agitação Popular – AGITA, Espaço Odette Vidal Cardoso e Biblioteca Comunitária – Transformando Vidas realizarão ações que discutam a ciência e educação sob uma perspectiva popular e periférica. Para isso, foram preparadas mesa de debate, percurso expositivo na Baixada Fluminense e a exibição das exposições “Oswaldo Cruz: Médico do Brasil”, “Carlos Chagas” e “Manguinhos Revelado” em três escolas de Nova Iguaçu.

A população também poderá participar gratuitamente das atividades que ocorrerão na Fiocruz campus Manguinhos, entre os dias 18 e 21 de outubro.

15/10 | Mesa de Debate
A mesa Educação Popular: conceito, trajetória, lutas e resistência será composta pela sanitarista da Fiocruz, Lucia Souto, e o professor da UFRRJ, Marco Antônio Perruso, que falarão sobre a educação e ciência sob uma perspectiva popular. A atividade reunirá coordenadores e voluntários de pré – vestibulares e espaços culturais. Será no dia 15/10, às 9h, no espaço do PVNC Vila Operária.

17/10 a 24/10 | Exposições nas Escolas
Entre os dias 17 e 24 de outubro, três escolas públicas em Nova Iguaçu exibirão exposições que narram a história da ciência através das vidas de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas e a centenária Fiocruz. O CIEP 317 – Aurélio Buarque de Hollanda, Escola Municipal Profª Enilza Barros dos Santos e Escola Municipal Senador Nelson Carneiro, respectivamente, receberão as exposições do Museu da Vida: “Carlos Chagas, “Manguinhos Revelado” e “Oswaldo Cruz: Médico do Brasil”.

1/11 | Percurso Expositivo
Em parceria com movimentos sociais, o Museu da Vida Fiocruz está preparando um roteiro de visitação por pontos históricos e relevância social que narrem os 200 anos de ciência, inovação e tecnologia na Baixada Fluminense. A ideia é romper com o estigma hegemônico de território violento e visibilizar o polo de produção científica presente em seus municípios. Esta atividade está prevista para a 1° semana de novembro.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW