Saiba como sugerir uma reportagem ao Site da Baixada

Publicado em:

Por

Saiba como sugerir uma reportagem ao Site da Baixada

No ar de desde novembro de 2006, o Site da Baixada (SB) se tornou um dos principais veículos de comunicação da Baixada Fluminense, servindo de fonte para grandes jornais no Rio de Janeiro e Brasil. Suas páginas reúnem desde os serviços ao cidadão até as histórias inspiradoras de criativos atuantes na região.

Diante do amplo repertório, alcance e credibilidade, muitos artistas e empreendedores desejam ter um registro de sua história no sitedabaixada.com.br. Além disso, diariamente as assessorias de imprensa de prefeituras e grandes instituições enviam sugestões de pauta para o SB. Mas afinal, como sugerir uma pauta e vê-la se tornar uma reportagem no Site da Baixada?

Em 2020 o SB ampliou sua redação, que trabalha totalmente remota e se encontra semanalmente por meios digitais para discutir as principais pautas e projetos especiais da semana ou do mês. Apesar de ter um time diverso, nem todas as pautas se tornam reportagens por conta da urgência de outras pautas.

O caminho mais rápido e fácil é através do envio de um release com fotos. O Site da Baixada não publica flyers, cartazes nem nenhum tipo de imagem com manipulação digital: apenas fotografias.

Saiba como montar um release

A melhor maneira de enviar um release para a imprensa é através de uma assessoria, que é capaz de escrever um texto completo, pensar num gancho (o argumento que justifica a publicação de uma matéria, o olhar que as pessoas precisam ter sobre aquele assunto) e entrar em contato com cada redação que tem a ver com o assunto – por exemplo, se a sugestão de pauta é um lançamento musical, a assessoria não irá procurar uma revista sobre esportes, mas caso o lançamento tenha a ver com a prática esportiva, isso pode ser considerado. Um bom release responde a estas perguntas básicas:

  • O quê? (O assunto em si, do que se trata aquele texto)
  • Quem? (Um personagem que possa falar sobre o assunto, ou ainda o protagonista da história)
  • Quando? (Notícias são ligadas a algum momento, nesse caso pode ser uma data de lançamento, um evento especial ou alguma outra data que tenha ligação com o acontecimento)
  • Onde? (O local da sugestão, que pode não só ser um endereço específico, mas também um bairro, cidade ou região)
  • Por quê? (O motivo pelo qual o assunto é importante. O que muda na vida das pessoas ao saber o assunto)

Nas sugestões da área de cultura e entretenimento, é importante informar o “serviço” – um parágrafo com os dados reunidos de forma bem objetiva. Um exemplo de “serviço” é:

SERVIÇO
Nome do evento / lançamento
Dia/mês, horário
Valor do ingresso
Nome do local onde acontece o evento/lançamento
Endereço do local
Link para saber mais sobre o serviço

Como enviar o release e as fotos?

Email, no corpo de texto. É praticamente um padrão do mercado, onde as assessorias de imprensa enviam título, subtítulo e texto no próprio texto do email e as fotos em anexo. No entanto, com a popularização do Google Drive, tem se tornado cada vez mais comum o envio de link para alguma pasta no Drive que contém diversas fotos para a escolha do jornal.

O email do Site da Baixada é [email protected].

Uma dica importante: selecione uma foto específica para cada veículo de imprensa que enviar seu release. Assim você garante uma atenção especial para aquele veículo.

Veja abaixo um modelo de release simples com as informações básicas que um veículo necessita, para colar no corpo do email, com as nossas anotações em itálico:

[Título relacionado ao gancho] Evento tal acontece em clima de verão

[Subtítulo relacionado ao gancho] Fulano, Ciclano e Beltrano se apresentam juntos pela primeira vez

[Primeiro parágrafo responde O quê? Quem? Quando? Onde?] A cidade tal (onde – cidade/região) recebe no próximo dia tal (quando) Um show mais que especial (O que) que reúne Fulano, Ciclano e Beltrano (quem). Esta é a primeira vez dos três juntos no palco e seus grandes sucessos farão parte do show.

O palco escolhido é a casa de show tal (onde – endereço), que preparou também outras atrações para a noite, como X (dos sucessos ‘música assim’ e ‘música assim assado’), Y e Z.

(Aspa de um dos personagens da matéria) “Estou dizendo algo importante sobre a minha empolgação pra este show, já que nunca toquei junto de Ciclano e Beltrano”, explica Fulano que já conta as horas para o show.

O show faz parte do evento tal, que já está na sua tal edição. O evento tal já recebeu artistas como A, B, C, e D.

SERVIÇO
Show de Fulano Ciclano e Beltrano
Dia/mês, 18:30
Entrada franca
Casa de show tal
Rua tal, Sem número – nome do Bairro e cidade
(link para o evento no Facebook)

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR