‘bilhete.’: Documentário discute os valores do Bilhete Único no Estado

Publicado em:

Por

‘bilhete.’: Documentário discute os valores do Bilhete Único no Estado

Em 29 de dezembro de 2009, a Lei 5628/09 instaurou o Bilhete Único na região metropolitana do Rio de Janeiro. O que seria a solução para boa parte dos problemas da classe trabalhadora se mostraria, algum tempo depois, tanto o reflexo de uma cidade partida quanto mais uma fonte de receita para o crime organizado.

Avaliando os custos sociais e financeiros do Bilhete Único, o comunicador Wesley Brasil dirige e produz seu primeiro documentário, ‘bilhete.’, realizado em parceria com o Fundo da Casa Fluminense, instituição que atua na construção coletiva de políticas públicas por um Rio de Janeiro mais justo, democrático e sustentável.

“O cartão [do Bilhete Único] habita a carteira de muita gente, de Nova Iguaçu a São Gonçalo, do trem à barca. São muitas histórias de pessoas que cruzam a cidade metropolitana, sem direito a um trabalho digno perto de casa. ‘bilhete.’ surge da necessidade de compreender esse cenário e mostrar que ele é o resultado de uma cidade que não foi pensada para a vida do trabalhador”, explica Wesley.

‘bilhete.’ é composto por imagens de diferentes lugares da região metropolitana, em diferentes meios de transportes como trens, metrô, barcas, ônibus urbanos e BRTs. Na página do documentário no Facebook é possível encontrar reportagens e documentos oficiais que serviram como fonte de pesquisa – além de matérias recentes sobre os desvios dos cofres públicos relacionados ao vale transporte.

SERVIÇO
Documentário ‘Bilhete’
facebook.com/bilheteofilme
http://bit.ly/bilheteofilme

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW