17ª edição do EncontrArte acontece de 9 a 14 de novembro em Nova Iguaçu

Publicado em:

Por

tumblr inline ph7q0z0Uk81qbcubq 540

A mais nova edição do Festival  EncontrArte vai reverenciar a trajetória do ator Marcos Frota e apresentar na abertura, dia 9 de novembro, o espetáculo Terra Oca, da Unicirco, onde artistas circenses vão transformar o teatro do SESC Nova Iguaçu em um grande picadeiro para contar as aventuras de um jovem imperador na Terra Oca. Ainda de manhã, às 10h, as cortinas do teatro serão abertas para a Cia Cerne, da Baixada Fluminense, com o espetáculo Era uma vez um Tirano. O público desta peça serão os alunos das escolas públicas da região, que lotarão o teatro cumprindo um dos pilares do projeto: a formação de plateia. Algo que pode propiciar sonhar com um futuro pela carreira nas artes, ou apenas somente incentivar um novo apaixonado pelas artes cênicas.

Durante seis dias, o SESC Nova Iguaçu vai receber a maior e mais duradoura maratona teatral da região e o Teatro Sylvio Monteiro será palco, dia 12, do monólogo Lima Entre Nós, com o também homenageado Leandro Santanna. Em sua 17ª edição ininterrupta, como reflexo da crise econômica e política que assola o Brasil, será a primeira vez em 13 anos, desde o primeiro ano de patrocínio da Petrobras, que os produtores Claudina Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa não contarão com a participação da empresa estatal.  Como todos os anos, os espectadores deverão chegar ao local do espetáculo uma hora antes para a retirada dos ingressos.

ESPETÁCULOS

Este ano, serão 10 espetáculos, duas oficinas e uma palestra divididos em seis dias. Uma das oficinas, Teatro Infantil, com o ator Felipe Villela, dia 10, vai mostrar como o teatro pode servir para a socialização do aluno. A outra, com Marcos Camelo, da Adorável Cia, dia 11, vai trazer de Jogo, Leveza e Identidade, iniciando os interessados em conhecer a arte da palhaçaria e do improviso. Quer compreender como o ator pode transformar seu corpo um instrumento de trabalho em função da arte? Então não perca a palestra O Ator e Gesto Consciente, com o ator Renato Neves, da Cia Os Ciclomáticos, dia 13. Todas as aulas serão na sala Multiuso 1, do SESC Nova Iguaçu.

HOMENAGENS

Ator, circense e empresário, Marcos Frota vai completar 40 anos de carreira no próximo ano. Mineiro, ele se mudou para São Paulo, onde estudava pedagogia na PUC quando se viu atraído pelo teatro. Ingressou na profissão e atuou em mais de 20 peças. Depois foi para a TV, onde participou de várias novelas de sucesso, entre as quais Cambalacho, na qual interpretava o trapezista Rick.  Ele se apaixonou pela função e pelo circo. Atuou também em oito filmes. De seu amor pelo circo surgiu a Universidade Livre do Circo (Unicirco), cuja sede fica na Quinta da Boa Vista.

Indicado para a 31ª edição do Prêmio Shell de teatro na categoria melhor ator, o queimadense Leandro Santanna será o homenageado da região. Ele vai encarnar o escritor e jornalista Lima Barreto no espetáculo Lima Entre Nós – Um Tributo a Lima Barreto.  Leandro participou de 10 filmes e dezenas de séries e novelas na televisão ao longo de 20 anos de carreira. Atualmente, divide suas atividades com funções na secretaria de Cultura de Queimados. Participa da Companhia Teatral Queimados Encena, fundada por ele em 2003, além de ser um dos idealizadores e pertencer à Rede Baixada Encena.

INTERCÂMBIO

Novamente os produtores e idealizadores querem estimular o intercâmbio entre grupos da região e companhias de outras regiões do estado do Rio com seus espetáculos e oficinas. Vão participar grupos de São João de Meriti, Guapimirim, Queimados, Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro.

“As companhias de fora têm a oportunidade de conhecer uma Baixada Fluminense que eles nunca verão nos noticiários nacionais, podendo levar a hospitalidade e amor de nosso povo, junto com um pouco de nossa beleza e riqueza cultural”, afirmam Tiago Costa um dos diretores do Festival.

CRISE

“Lamentamos porque muitos empregos indiretos gerados pelo Festival esse ano não serão gerados”, admitem os realizadores. Todos os anos figurinistas, cenógrafos, produtores, enfim, são inúmeros os empregos diretos e indiretos gerados por uma produção teatral”, salientou Fábio Mateus.  Ele afirma que a arte é um ofício e como tal deve ser reconhecida e remunerada. “Não podemos nos esquecer jamais disso, senão perdemos totalmente a identidade da nossa luta por melhores condições de trabalho”.

O projeto visa movimentar o mercado dos espetáculos e produções, pois proporciona trabalho e renda para artistas, técnicos e profissionais prestadores de serviço diretamente ligados ao setor. Os grupos apresentam peças que vão do drama ao imaginativo, da comédia ao circo, tudo para encantar a plateia.

GRANDE PÚBLICO

Em 16 anos de existência, o EncontrArte já apresentou  247 espetáculos, além de 32 oficinas, 12 seminários e reuniu mais de 100 coletivos da Baixada Fluminense em apresentação de espetáculos, cortejos e performances artísticas. Cerca de 200 mil pessoas já passaram pelo evento desde então, que já prestou 55 homenagens a artistas conhecidos nacionalmente e a artistas da região.

“É muito gratificante poder levar arte e educação de graça para uma região que ainda não recebe investimentos necessários no setor, e de pouca visibilidade e reconhecimento a grandes ações culturais. É uma honra reunirmos uma programação com espetáculos diversos”, garante Claudina Oliveira também diretora do festival.

Toda a programação, detalhes e informações através do site: http://encontrarte.com.br

SERVIÇO

17ª edição do Festival de Teatro EncontrArte de Nova Iguaçu

Data: 9 a 14 de novembro de 2018

Locais: SESC Nova Iguaçu e  Teatro Sylvio Monteiro,

SESC Nova Iguaçu – Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá.  Tel 2797 – 3001

Teatro Sylvio Monteiro – Rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu. Tel 2667 – 2157

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW