Cinema: Sesc Nova Iguaçu recebe a mostra “A Família Vai Bem, Obrigado!”

Publicado em:

Por

tumblr inline prkjh9BfWa1qbcubq 540

O que é uma família? Ou melhor, quais são os elementos que podem ser apontados como formadores de uma família? O que fazer, por exemplo, quando nossos pais biológicos morrem prematuramente e temos que lidar com uma nova família? E quando os adultos, em suas decisões de vida, oferecem uma possibilidade de ampliação da família ao nos anunciar a chegada de um novo irmão? Quais as relações da família com a escola, quando a primeira se mostra mergulhada em crise? E quando você acha que sua mãe morreu, mas ela reaparece impondo uma nova realidade?

Essas são algumas perguntas levantadas nessa mostra e que nos desafiam a pensar sobre o nosso conceito de família. Todos os quatro filmes cativam por seu olhar aguçado em relação aos conflitos humanos no âmbito das famílias. É muito comum que o cinema lance discussões sobre família. Afinal, essa é uma das células que muito dizem sobre a constituição de uma sociedade: o quanto ela pode ser múltipla, variada ou rígida em sua organização.

NUMA ESCOLA EM HAVANA

7/5 – 10h, 14h e 18h30 | 21/5 – 9h, 14h e 18h30 |14 anos | GRÁTIS

Chala (Armando Valdes Freire), um garoto de onze anos, vive com sua mãe viciada em drogas, Sonia (Yuliet Cruz). Para sustentar a casa, ele treina cães de briga, indiretamente ajudado por um homem que pode ser ou não seu pai biológico. As dificuldades de sua vida refletem na escola, onde é aluno de Carmela (Alina Rodriguez), por quem ele tem um grande respeito. Mas quando ela fica doente e tem que se afastar, Chala não se adapta à nova professora, que sugere que ele seja transferido para um internato. Quando Carmela retorna, não aceita essa medida e outras imposições que aconteceram durante sua ausência. Enquanto a relação entre professora e aluno se intensifica, os dois passam a ser perseguidos na escola, levando a um conflito que reflete o complexo sistema contemporâneo de Cuba. Direção de Ernesto Daranas. Drama/Comédia. 108 min. Cuba. 2015.

AS DUAS IRENES

9/5 e 23/5 – 10h, 14h e 18h30 | 14 anos | GRÁTIS

Irene (Priscila Bittencourt) é a filha do meio de uma família tradicional do interior, que um dia descobre que o pai (Marco Ricca) tem uma filha fora do casamento, também chamada Irene (Isabela Torres) e da mesma idade que ela. Revoltada com a descoberta, Irene passa a se aproximar de sua meio-irmã e da mãe dela, sem revelar sua identidade. É o início de uma cumplicidade entre elas, que passa também pela descoberta da sexualidade. Direção de Fabio Meira. Drama. 89 min. Brasil. 2017.

O DESEJO DE MINHA ALMA

14/5 – 10h, 14h e 18h30 | 12 anos | GRÁTIS

Um grande terremoto atinge o Japão e deixa milhares de pessoas mortas e feridas. A pequena Haruna e seu irmão Sotha ficam órfãos, e são acolhidos pelos tios, que cuidam muito bem deles. Mas as crianças não conseguem se acostumar à vida sem os pais. Haruna tem problemas na nova escola, e Sotha não compreende que o pai e a mãe realmente se foram. Direção de Masakazu Sugita. Drama. 85 min. Japão. 2015.

O FILHO URUGUAIO

16/5 – 10h, 14h e 18h30 | 14 anos | GRÁTIS

Há quatro anos, o filho de Sylvie (Isabelle Carré), Felipe (Dylan Cortes), foi sequestrado pelo pai logo após do divórcio do casal. Decepcionada com a polícia francesa, que chegou a fazer o rastreamento, mas os deixou escapar, ela decide fazer justiça com as próprias mãos e aporta na América do Sul. Direção de Olivier Peyon. Drama. 96 min. França. 2018.

INFANTIL

O MENINO NO ESPELHO

12/5 – 14h | 28/5 – 9h e 14h | Livre | GRÁTIS

Belo Horizonte, anos 1930. Fernando (Lino Facioli) é um garoto de 10 anos que está cansado de fazer as coisas chatas da vida. Seu sonho era criar um sósia, que ficasse com estas tarefas enquanto ele poderia se divertir à vontade. Até que, um dia, é exatamente isto que acontece, quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida. Direção de Guilherme Fiúza Zenha. Drama. 78 min. Brasil. 2014.

HISTORIETAS ASSOMBRADAS

26/5 – 14h | 30/5 – 9h e 14h | Livre | GRÁTIS

Pepe é uma criança de 12 anos que vive com a avó, uma bruxa-empresária. Ao saber que foi adotado e que seus pais estão vivos, ele parte em uma aventura para encontrá-los. O menino atrai a atenção de Edmundo, um vilão biomecânico que precisa da energia de crianças para se tornar imortal, que rapta a avó de Pepe. Desta forma, o garoto e seus amigos precisam resgatá-la o quanto antes, ao mesmo tempo em que Pepe busca solucionar o mistério do desaparecimento de seus pais. Direção de Victor Hugo-Borges. Animação. 90 min. Brasil. 2017.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW