Autores de escola pública de Queimados recebem medalha em evento literário
Publicado em:
A 5° edição do Festival de Literatura Infantil do Patronato foi palco de homenagens aos 26 autores do livro “Berçário de Poetas”, neste sábado (5), na Praça Santos Dumont, em Nova Iguaçu. Os escritores, que são alunos do CIEP 341 – Sebastião Pereira Portes, em Queimados, receberam das mãos dos organizadores do evento uma medalha que reconhece a participação no projeto “Eu Escrevo a Baixada”. A iniciativa é desenvolvida pela editora Litere-se e já lançou três livros de alunos de escolas públicas na cidade queimadense.
O livro, que faz do projeto pioneiro da editora, foi lançado no ano passado (2018) durante a primeira edição do sarau Poesia Passante, que promoveu apresentações em forma de manifesto pela valorização da cultura na região. Durante três dias, as obras foram expostas na Feira do Patronato para mais de mil visitantes, ao qual reuniu mais de 30 escritores da Baixada.
RECONHECIMENTO NACIONAL
O trabalho que agitou toda Baixada Fluminense teve reconhecimento nacional. Este ano, a escritora e proprietária da editora Litere-se, Perla de Castro, recebeu do Governo de São Paulo o título de Comendadora. A premiação é uma honraria concedida a pessoas que realizaram projetos de relevância social e cultural na sociedade.
Frustada pela edição do seu livro “Estesia” em outra editora, Perla de Castro decidiu em 2016 fundar uma empresa que valorizasse o trabalho dos escritores. Acompanhada da família, a autora relembra os motivos que levaram a fundar a Litere-se
“A editora nasceu em um momento muito importante em minha vida pessoal e profissional. Foi um período de valorização das minhas escritoras e da minha mãe. Por isso costumo dizer que a editora é feita de escritores para escritores”, contou a autora.
EU ESCREVO A BAIXADA
E foi pensando em promover ações de incentivo à escrita e à leitura na Baixada Fluminense que a autora idealizou o projeto ‘Eu escrevo a Baixada’.
Em seu início, no ano de 2017, foram realizados três meses de oficinas de produção literária ministradas por Perla e Lisi de Castro, que é escritora de livros infantis. Graças à iniciativa, dois livros foram lançados: o primeiro ‘As flores têm sentimentos’, de dez autoras e ‘Intrínseco’, de André Uchôa.
Já em sua terceira edição, o trabalho tem ganhado notoriedade na região. Desta vez, os contemplados serão cerca de 70 crianças do Centro Social São Vicente, em Nova Iguaçu. ‘Pequenos Poetas’, será o 4° livro do projeto, que será lançado em outubro deste ano. O projeto – que é autossustentável – já beneficiou mais de 100 pessoas, entre crianças e jovens.