Clarice Niskier apresenta ‘A Alma Imoral’ em Nova Iguaçu

Publicado em:

Por

fb7e152abbd962d9354fceaf002bff38f63d4163

Comemorando treze anos consecutivos em cartaz em 2019, desde sua estreia em 2006, “A ALMA IMORAL”, de Clarice Niskier, já ultrapassa a marca dos  540.000 espectadores. A peça vem se apresentado com êxito para as mais variadas platéias – desde apresentações intimistas em pequenas salas até sessões ao ar livre para platéias com mais de 1.000 pessoas, como na Virada Cultural de São Paulo, em 2012.

O texto da peça é uma adaptação de Clarice Niskier para o teatro, a partir do livro homônimo do rabino Nilton Bonder. A supervisão da montagem é de Amir Haddad. A atriz adaptou o texto com “o objetivo de mobilizar o pensamento e a emoção do espectador contemporâneo”, o que vem de fato acontecendo desde a sua primeira temporada, em meados de 2006 no Rio de Janeiro, quando estreou numa pequena sala de 50 lugares e de lá seguiu para um teatro de 400 lugares, onde chegou a ficar em cartaz de terça a domingo. E dali ganhou o Brasil, em teatros de Norte a Sul do país.

SINOPSE

A peça desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização – corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência.

Sozinha no palco, Clarice Niskier está em contato direto com a platéia, sem fazer uso da chamada “quarta parede”. Para contar histórias e parábolas da tradição judaica, a atriz vale-se somente de uma cadeira panton preta e um grande pano preto que, concebido pela figurinista Kika Lopes, transforma-se em oito diferentes vestes – mantos, vestidos, burcas, véus. O espaço cênico concebido por Luis Martins é limpo e remete a um longo corredor em perspectiva.

Clarice optou por não trabalhar com uma direção teatral no sentido tradicional, mas com a supervisão de Amir Haddad, que já vem fazendo este trabalho com alguns atores. “Super-visão pode significar uma visão maior ou superior, capaz de desvendar coisa que outros olhos mortais não conseguiriam ver. Assim como o super-homem (citado no espetáculo) com sua visão de raio x. Mas também pode significar uma sobre-visão, uma visão de cima, das coisas que estão acontecendo. Por exemplo: ‘A terra é azul’ disse Gagarin, sobrevoando o planeta. O que eu faço com a Clarice, bela atriz, mulher corajosa, procurando o seu lugar, é tentar dar a ela a visão de quem está de fora, e às vezes de cima, para melhor poder entendê-la e orientá-la na manutenção de sua órbita. Me dá mais prazer observar e ajudar um ator no divino exercício do seu ofício do que inventar efeitos de som e luz e algumas marcações e depois anunciar: ‘o diretor’. Sonho com um ator dono do seu próprio texto e dessa maneira, capaz de iluminar o texto de outrem pelo embate de suas idéias.”, propõe Amir.

SERVIÇO
A Alma Imoral
06/12
Teatro Sylvio Monteiro
Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro
Nova Iguaçu – Rio de Janeiro
06.12.2019
ÚNICA APRESENTAÇÃO
20.HS
TEL: 21-26255060
iIngressos: R$60,00
Não indicado para menores de 18 anos.

Pontos de venda:
* Soraya Campos Acessórios
Rua Getúlio Vargas
* Dvitaminas
Galeria Hermidas Moll em frente ao Pizza e Pasta
Av. Dr Mário Guimarães
*Cheminer calçados
Av Dr Mário Guimarães, 211 em frente ao Pizza e Pasta
Valor do ingresso: 30,00 reais

CLARICE NISKIER, em
A ALMA IMORAL
Uma adaptação do livro “A ALMA IMORAL” – de NILTON BONDER
Supervisão de Direção – Amir Haddad
Realização: Niska Produções Culturais
Apoios: Casa de Cultura de Nova Iguaçu
Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW