Próxima turma da ELÃ – Escola Livre de Artes terá masculinidades como temática
Além do edital aberto no dia 07/12, a escola realiza sequência de encontros onlines para preparar o público
Publicado em:
A Escola Livre de Artes – ELÃ, programa de residência-formativa do Galpão Bela Maré, divulga seu esquenta para 2021. São três encontros de novembro a janeiro que iniciaram os debates da formação que trará como pauta o tema: Masculinidades. O segundo encontro acontece na próxima terça-feira, 8 de dezembro, às 19h, ao vivo no Canal do YouTube do Galpão Bela Maré.
A próxima turma da Elã, que abre inscrições a partir do dia 7 de dezembro, é uma parceria com o projeto GlobalGRACE. “Desde 2018 o GlobalGRACE vem investigando e produzindo no Brasil encontros, reflexões e práticas em torno das artes como ferramentas para discussões de gênero, especialmente em torno das masculinidades. Esse encontro com a ELÃ é mais um movimento neste sentido e a gente tá muito alegre de juntar dois projetos tão fortes!”
O projeto GlobalGRACE é um programa de pesquisa de 51 meses de duração (2018-2021) financiado pelo Global Challenge Research Fund (GCRF/RCUK). O projeto mobiliza intervenções artísticas, curadorias e exibições públicas para pesquisar e possibilitar abordagens de gênero que contribuam para o bem-estar internacionalmente. Liderado por uma equipe de pesquisadoras/es de Goldsmiths, University of London, o projeto inclui acadêmicas/os e ONGs de Bangladesh, Brasil, México, Filipinas, África do Sul e Reino Unido.
O edital para composição desta próxima turma foi lançado no começo do ano e tirado do ar por conta da pandemia no novo coronavírus. E de 7 a 18 de dezembro de 2020 será relançado. A nova turma acontecerá no primeiro semestre de 2021, em formato híbrido, garantindo segurança para todas as pessoas envolvidas. “O esquenta é o começo dessa segunda jornada da ELÃ, rumo à formação de artistas favelados e periféricos em artes visuais a partir do Galpão Bela Maré.”, completa Isabela.
Confira o próximo encontro do Esquenta ELÃ
08 de dezembro de 2020 – Corpos e masculinidades no processo de criação artística I
Dennins Novaes (RJ/Bra) – Festival Favela Sounds
Ulisses Carrilho (RJ/Bra) – Curador da EAV Parque Lage
A partir do tema Descolonizando conhecimentos, construindo outras masculinidades, mobilizador do trabalho do Programa GlobalGRACE no Brasil, convida Dennis Novaes, co-criador do festival Favela Sounds, que reúne artistas de periferia do Brasil e do mundo, e Ulisses Carrilho, Curador da Escola de Artes Visuais do Parque Lage a proporem um diálogo sobre a arte como uma campo transformador das relações sociais e da desnaturalização das normas, padrões e pactos de gênero em perspectiva interseccional e comprometida com o protagonismo de sujeitas/os e territórios periferizados.
Cronograma do Edital
7 de dezembro de 2020 – Re-Lançamento do Edital
7 de dezembro a 18 de dezembro de 2020 – Inscrições
19 de janeiro de 2021 – Divulgação dos selecionados para entrevista
25 a 29 de janeiro de 2021 – Entrevistas
10 de fevereiro de 2021 – Resultado final
SERVIÇO:
Esquenta ELÃ
Data: Terças-feiras, dias 24 novembro de 2020, 08 de dezembro de 2020 e 26 de janeiro de 2021
Horário: 19h (Horário de Brasília)
Local: Canal do YouTube do Galpão Bela Maré
Edital ELÃ
Inscrições de 07 a 18 de dezembro de 2020
Para mais informações acesse o edital: >> https://bityli.com/editalela2020-21
Endereço: Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré (Entre as passarelas 9 e 10 da Avenida Brasil)
Ingresso: Gratuito
Classificação: 18 anos
E-mail: [email protected]
Facebook: www.facebook.com/galpaobelamare
Instagram: @galpaobelamare
YouTube: @galpaobelamare
Realização: Observatório de Favelas, Automatica – Produtora de Arte Contemporânea e GlobalGRACE Brasil.
Foto de capa: Davi Marcos/Imagens do Povo.