Rapper LGBTQiA+ lança seu novo single; ouça ‘Nhaí’ de Tonny Hyung
Música traz elementos da comunidade LGBTQIA+ e faz parte do ep do artista, que será lançado em 2021

“Licença, deixa eu passar”. Declara Tonny em um trecho de sua nova canção. Morador de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o cantor está na cena do rap há cerca de dez anos. Depois de participações em batalhas e em parcerias com outros artistas, Tonny lançou nesta quarta (23) o aguardado primeiro single, intitulado ‘Nhai’.
A chegada do novo trabalho vem carregada de muita história, de trabalho e resistência. Aos seis anos de idade, Tonny já rascunhava algumas letras, compondo trechos de canções. Mas foi em 2010, quando começou a fazer teatro, que viu a paixão pelo palco surgir. Se encontrou na arte e a arte o achou, mais especificamente o rap. Incentivado pelo irmão – o também cantor MC Jamall Dubeco – Tonny passou a frequentar festivais do gênero e a participar das batalhas (competições em que artistas disputam o melhor improviso e vence quem consegue mais barulho da plateia).
Versátil, Tonny é um artista que busca chocar, mas ao mesmo tempo abrir a mente do público e falar para aqueles que se identificam com sua imagem e vivência. Ele traz na sua arte a luta e um posicionamento forte, com letras sobre sua realidade. Rapper LGBT, ele se identifica como queer – termo utilizado por quem não segue o padrão heteronormativo*. Por quebrar esse paradigma, Tonny encontrou resistência no cenário musical do rap, já que as músicas abordam, em sua maioria, realidades masculinas heterossexuais. Ele falou como é ser LGBT, ainda mais sendo um artista independente e da periferia:
“E difícil, tá ligado, porque a gente tá sempre se esforçando muito pra ser levado a sério. Primeiro por sermos artistas independentes, sendo na Baixada, sendo área periférica e sendo LGBT mais ainda”
– Tonny.
Chamando atenção por onde passa e arrasando em apresentações com sua personalidade, Tonny traz em ‘Nhaí’ um som com uma batida viciante e uma letra que mostra claramente um artista que sabe onde quer chegar e já demarca esse lugar com muita atitude. “Quero que entendam a gente como semelhante, como outro artista da mesma cena”, declarou. A letra tem como referência o pajubá, dialeto popular que tem origem nas línguas africanas e é muito utilizado pela comunidade LGBTQIA+.
Com produção de Bigjow e 7kMessi, ‘Nhai’ já está disponível nas plataformas de streaming e o clipe pode ser conferido no youtube. ‘É close, é pose!’.
* Para entender um pouco mais sobre queer, o editor do SB, Wesley Brasil, conversou com Tonny e convidou a também artista IronnyC para falar sobre o termo:
Tonny arraza como artista e ser humano. Torço para seu sucesso sempreee 👏👏👏👏❤️❤️❤️ Arrazou nesse cilpe ❤️👏
Não o conhecia, muito bom o som. Curti!