Espetáculo ‘Anáguas de Morim’ estreia no YouTube direcionado para Baixada Fluminense
Publicado em:
Anáguas de Morim é um monólogo inédito voltado ao público adulto e, em especial, às mulheres. Na peça, Claudia Gomes da Cunha, atriz e autora, se reinventa e conta a história de três mulheres de sua família: a avó, a mãe e ela mesma. É através das licenças poéticas e teatrais que a história é narrada por uma namoradeira, dessas de janela, que, enfim, sai da abertura, percebe que esperar cansa, e decide ir para a festa, botar a boca no mundo, entre gritos e cantos.
Sobre o processo de criação, Claudia destaca: “Eu vinha de um processo longo de construção de outras personagens durante a pesquisa e escritura do texto e quando o diretor propôs essa visão de ter a namoradeira como condutora da narrativa, eu precisei abrir mão de alguns caminhos e mergulhar nesse novo universo. O tempo de construção, devido ao prazo de execução do edital, era muito curto. Como uma forma de adaptação à pandemia, a direção foi toda online e, devido aos desafios, necessitava entrega, confiança e colaboração. Eu não sabia exatamente onde aquele caminho iria me levar, mas o resultado do trabalho em equipe foi muito positivo”.
A direção é de Francisco Gregório Filho, que tem em sua trajetória profissional atuação principalmente no meio cultural, um trabalho intenso em prol de uma política cultural pública, de formação de leitores, de espaços de cidadania. Ator, diretor, gestor de programas e projetos culturais nas áreas de música, rádio e teatro, mediação de leitura, escrita e educação.
Além do espetáculo, o projeto prevê a publicação virtual de um e-book que estará disponível gratuitamente durante todo o período da temporada nas redes sociais da peça.
A peça foi selecionada no edital Retomada Cultural com recursos do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.
Durante o mês de abril, o espetáculo teatral “Anáguas de Morim” será exibido no canal da peça, na plataforma youtube, em um total de quatro apresentações online nos dias 10, 11, 17 e 18 de abril, sempre às 19h. Cada dia de exibição será direcionado ao público das cidades de Japeri, Barra Mansa, Itaguaí e Rio de Janeiro, com bate-papo ao final de cada sessão.
SERVIÇO
Datas:
10/04/21 – Japeri.
11/04/21 – Barra Mansa.
17/02/21 – Itaguaí.
18/04/21 – Rio de Janeiro.
Hora da exibição da peça: 19h às 20h
Conversa com o público: 20h às 20:30
Valor do Ingresso: Gratuito
O espetáculo será transmitido pelo canal Anáguas de Morim no YouTube e o bate-papo acontece via plataforma Zoom – para participar é preciso se inscrever aqui https://forms.gle/y8kKaNiiRLSVbraM7
Os inscritos receberão por e-mail ou whatsapp orientações para acessar.