Observatório da Moda BXD é lançado nesta quinta-feira

Publicado em:

Por

Observatório da Moda BXD é lançado nesta quinta-feira

Publicação digital ilustrada conta com informações, dados e tendências da moda na Baixada Fluminense. Foto: Angelo Pontes; Modelo: Shoxx Sossa

O perfil no instagram @hlcmarca (Moda Consciente de Cria da Baixada) trará uma publicação pra lá de diferente nesta quinta-feira, às 19h: o lançamento do Observatório da Moda BXD, que conta com informações, dados e tendências compiladas em uma edição piloto abordando a moda como cultura, para além da visão mercadológica, sob a perspectiva da Baixada Fluminense.

O conteúdo da publicação digital ilustrada é inspirado na pesquisa realizada anteriormente pela produtora cultural e empreendedora Hilca Bueno em conjunto com estudantes e pesquisadores do IFRJ Belford Roxo – única instituição pública no Rio de Janeiro que oferece o curso de Produção de Moda. Hilca também é a criadora da HLC – “Moda Consciente de Cria da Baixada”, marca de acessórios produzidos a partir de material reaproveitado e orgânico (como pedras, casca de coco, cascalhos de concha, etc). Desde 2018 a marca se destaca por desenvolver uma concepção interessante em acessórios e pela manutenção do compromisso com o consumo consciente, valorização da produção artesanal e da moda na periferia.

Em mais um ano atravessado pela pandemia, a expressão da estação passada ”se reinventar” parece que ainda aparece nas coleções de 2021. O projeto é uma das primeiras publicações do nicho na região reunindo em 20 páginas ensaios fotográficos, artigos, infográficos e entrevistas. Para além de registrar a produção da moda na Baixada Fluminense, um dos objetivos da publicação é abrir espaço para a produção artesanal, geralmente marginalizada e afastada do glamour, para o ‘slow fashion’ (“moda lenta”, em tradução literal) – atrelado a hábitos de consumo responsáveis, valorização de produtores locais e produção de itens com mais qualidade e durabilidade – e para levantar discussões sobre consumo.

Este projeto é patrocinado pelo município de Nova Iguaçu através da Lei Aldir Blanc, pelo edital de Fomento à Produção Online da Secretaria de Cultura da cidade. A publicação fica disponível logo após o lançamento tanto no perfil do Instagram, quanto na página do Facebook via link ou pdf.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW