Observatório da Moda BXD é lançado nesta quinta-feira

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Observatório da Moda BXD é lançado nesta quinta-feira
Publicação digital ilustrada conta com informações, dados e tendências da moda na Baixada Fluminense. Foto: Angelo Pontes; Modelo: Shoxx Sossa

Publicação digital ilustrada conta com informações, dados e tendências da moda na Baixada Fluminense. Foto: Angelo Pontes; Modelo: Shoxx Sossa

O perfil no instagram @hlcmarca (Moda Consciente de Cria da Baixada) trará uma publicação pra lá de diferente nesta quinta-feira, às 19h: o lançamento do Observatório da Moda BXD, que conta com informações, dados e tendências compiladas em uma edição piloto abordando a moda como cultura, para além da visão mercadológica, sob a perspectiva da Baixada Fluminense.

O conteúdo da publicação digital ilustrada é inspirado na pesquisa realizada anteriormente pela produtora cultural e empreendedora Hilca Bueno em conjunto com estudantes e pesquisadores do IFRJ Belford Roxo – única instituição pública no Rio de Janeiro que oferece o curso de Produção de Moda. Hilca também é a criadora da HLC – “Moda Consciente de Cria da Baixada”, marca de acessórios produzidos a partir de material reaproveitado e orgânico (como pedras, casca de coco, cascalhos de concha, etc). Desde 2018 a marca se destaca por desenvolver uma concepção interessante em acessórios e pela manutenção do compromisso com o consumo consciente, valorização da produção artesanal e da moda na periferia.

Em mais um ano atravessado pela pandemia, a expressão da estação passada ”se reinventar” parece que ainda aparece nas coleções de 2021. O projeto é uma das primeiras publicações do nicho na região reunindo em 20 páginas ensaios fotográficos, artigos, infográficos e entrevistas. Para além de registrar a produção da moda na Baixada Fluminense, um dos objetivos da publicação é abrir espaço para a produção artesanal, geralmente marginalizada e afastada do glamour, para o ‘slow fashion’ (“moda lenta”, em tradução literal) – atrelado a hábitos de consumo responsáveis, valorização de produtores locais e produção de itens com mais qualidade e durabilidade – e para levantar discussões sobre consumo.

Este projeto é patrocinado pelo município de Nova Iguaçu através da Lei Aldir Blanc, pelo edital de Fomento à Produção Online da Secretaria de Cultura da cidade. A publicação fica disponível logo após o lançamento tanto no perfil do Instagram, quanto na página do Facebook via link ou pdf.

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