Documentário conta história do teatro e de atores de Nilópolis

Publicado em:

Por

“Fui aluno, professor, coordenador e hoje estou como diretor”, contou Thiago Cardoso, atualmente diretor da Escola de Teatro de Nilópolis. A história dele e de outros artistas da cidade está registrada no documentário ‘As Memórias do Teatro Nilopolitano’, dirigido pelo Fanfarras Produções Artísticas e patrocinado pela Prefeitura de Nilópolis, por meio da Lei Aldir Blanc.

Além de Thiago Cardoso, participam do documentário nomes importantes do teatro da cidade, Elder Cosendey, Celso Mosciaro, Edivaldo Barros, Luiz Valentim e Leopoldo Girão. O filme estreou no dia 7 de maio, através do YouTube, no canal Fanfarras Produções Artísticas.

“Foi muito bom participar desse documentário de suma importância para a cultura da cidade, é um resgate histórico dos caminhos da teatralização e de como surgiu esse movimento na cidade. Eles me convidaram para falar sobre a Escola de Teatro”, contou Thiago.
O produtor geral e proponente Darlan Patrick, de 31 anos, conta que o objetivo geral de ‘As Memórias do Teatro Nilopolitano’ é criar sentimento de pertencimento, estabelecer recortes conceituais e destacar as particularidades de cada relato, enfatizando a relevância cultural e educativa de cada personagem.

“A partir dos registros, depoimentos e da construção desse acervo digital, buscamos valorizar a trajetória dos profissionais que trabalham com as artes cênicas em Nilópolis”, esclareceu Darlan Patrick.

O produtor geral sentiu a necessidade de resgatar lembranças e registros dos artistas de Nilópolis. “Após o falecimento de nomes importantes para o teatro da região, senti a necessidade de resgatar as lembranças e registro da contribuição cultural na cidade. Agora chegou a vez daqueles que são médicos da alma, que transformaram dias felizes de centenas de nilopolitanos com sua entrega e dramaturgia, revelar que o teatro em Nilópolis tem muito mais trajetória do que imaginamos.”

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW