Grupo teatral de Nova Iguaçu estreia espetáculo premiado no Humaitá

Publicado em:

Por

Grupo teatral de Nova Iguaçu estreia espetáculo premiado no Humaitá

“O patinho feio”, famoso conto de Hans Christian Andersen, inspirou a Trupe Investigativa Arroto Cênico para criar um espetáculo infanto-juvenil em forma de cordel. Se na história original o patinho era, na verdade, um cisne, a versão do coletivo teatral de Nova Iguaçu fez com que o patinho se aceitasse como era, mantendo o tema sobre o respeito às diferenças. A peça estreia presencialmente no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá, com temporada nos dias 5, 6, 12 e 13 de fevereiro – sessões às 15h e 17h. Contemplado no Edital Retomada Cultural RJ da SECEC, por meio da Lei Aldir Blanc, o espetáculo estreou virtualmente em abril de 2021 e participou de festivais de teatro nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Maranhão. Agora a montagem vai aproveitar para comemorar os sete anos de atividades da Trupe.

“Essa temporada representa para nós a retomada de um trabalho presencial depois do período de pandemia, em que tivemos que nos reinventar por meio de projetos em formato virtual. É também a celebração dos sete anos de trajetória do grupo. O texto de Cesário Candhí e Beto Gaspari surgiu de uma pesquisa cênica baseada nos aspectos contemporâneos do conto de Hans Christian Anderson e na Literatura de Cordel. Nossa proposta artística faz no palco uma grande celebração da cultura popular brasileira, desenvolvendo um trabalho textual e cênico autoral, buscando resgatar e divulgar o teatro de cordel. Além dos membros da Trupe, o espetáculo conta com artistas de outros três coletivos da Baixada Fluminense: Cia de Arte Popular, Cia de Segunda e Teatro Baixo”, explica Marcos Covask, diretor do espetáculo.

SINOPSE

Diz-se que quem conta um conto, aumenta um ponto. Se não fosse assim, como chamar a atenção para tantas histórias contadas muitas vezes ao longo do tempo? Mas e se, em vez de aumentar um ponto, partíssemos de outro ponto, nem que fosse de outro ponto vista, para contar uma história já revisitada de muitas formas? É isso o que acontece nesta versão de “O patinho feio”, nova produção da Trupe Investigativa Arroto Cênico.

Contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ, da SECEC, por meio da Lei Aldir Blanc, o espetáculo é uma livre adaptação teatral em forma de cordel do conto homônimo de Hans Christian Andersen. Um delicioso mergulho no universo da cultura popular.

Com trilha sonora original, o espetáculo leva ao palco atores que se desdobram nas funções de cantores, músicos e contadores de história. Tendo como cenário o Nordeste do Brasil e com personagens típicos dos terreiros do sertão, a peça atualiza a dicotomia entre feio e bonito, trazendo a reflexão sobre as diferenças, a diversidade, o processo de entendimento, aceitação e acolhimento do outro.

Em vez do confronto entre “o feio e o belo”, a encenação trabalha com a ideia da aceitação das diferenças. A montagem busca resgatar e divulgar o teatro de cordel, por meio de um trabalho textual e cênico autoral. Na encenação, usa-se uma trupe de brincantes que conta, de uma maneira peculiar, a história de um patinho rejeitado por não se encaixar nos padrões vigentes. Afinal, para o senso comum “pato tem que saber nadar”, e o tal patinho feio só queria tocar acordeom.

SERVIÇO

LOCAL: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto
ENDEREÇO: Rua Humaitá, 163 – Humaitá, Rio de Janeiro – RJ, 22261-000
DIAS: 5, 6, 12 e 13 de fevereiro de 2022 (sábados e domingos)
HORÁRIOS: Sessões duplas às 15h e 17h, totalizando oito apresentações
DURAÇÃO: 50 minutos
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
LOTAÇÃO: 98 lugares
INGRESSOS: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia-entrada)
VENDAS: Ingressos pelo site da Sympla ou na Bilheteria do Espaço.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO: É obrigatório o uso de máscaras, exceto para crianças menores de 6 anos de idade. Pessoas a partir de 18 anos precisam apresentar comprovação da segunda dose de vacina contra a Covid-19.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW