feirabxd: Vitrine virtual do Site da Baixada busca microempreendedores da Baixada Fluminense

Projeto nascido na pandemia do covid-19 visa dar espaço para empreendedores da Baixada Fluminense divulgarem seus trabalhos

Publicado em:

Por

feirabxd: Vitrine virtual do Site da Baixada busca microempreendedores da Baixada Fluminense
Fotos por: Mariane Chamarelli e Débora Crusy

Fotos por: Mariane Chamarelli e Débora Crusy

A feirabxd, vitrine virtual de pequenos empreendedores de economia criativa da Baixada Fluminense, convida novas marcas a se cadastrarem e participarem do projeto. Podem se inscrever todos os empreendedores, artesãos e coletivos cuja venda de produtos visa cultura, consumo, gastronomia, mídia e/ou tecnologia.

Débora Crusy, dona da marca de cadernos artesanais Manuscrito, participa da feirabxd desde 2020 e contou para o Site da Baixada como tem sido sua experiência: “Trabalho com arte na Baixada tem mais de 15 anos e, nesse momento, fazer parte desse movimento de artistas da Baixada é de suma importância. Eu acredito muito no trabalho em rede, no fazer junto e é sempre bom fazer parte de movimentos que engajam e fortalecem os artistas da periferia”.

Os cadernos da Manuscrito são produzidos manualmente com material reciclado, como papelão, sobras de tecido, papel Craft e algodão cru, e personalizados com aplicações em bordados, que trazem afetividade e personalidade para o produto.

Nascido em 2020, a feirabxd é uma iniciativa do Site da Baixada de apoio a pequenos negócios afetados pela pandemia de covid-19. Através de edições semanais no Instagram do Site da Baixada, e posts diários na própria conta da feirabxd, o projeto cede espaço para que os empreendedores alcancem um público maior através da rede de leitores e apoiadores do Site da Baixada.

“O Site da Baixada é uma iniciativa da área de economia criativa, então nada mais justo que criar uma área dentro do Site da Baixada para colegas desse setor, especificamente para novas marcas da Baixada Fluminense, para pequenas iniciativas que ainda não tem esse negócio como atividade principal”, afirma Wesley Brasil, editor-chefe do Site da Baixada.

Segundo o SEBRAE, a Economia Criativa é “um conjunto de opções de mercado que utilizam da criatividade, do capital intelectual e da cultura para gerar valor econômico”. A feirabxd abrange os seguintes pilares desse setor:

  • Consumo (Design, Arquitetura, Moda e Publicidade)
  • Mídia (Editorial e Audiovisual)
  • Cultura (Patrimônio e Artes, Música, Artes Cênicas e Expressões Culturais)
  • Tecnologia (Pesquisa & Desenvolvimento, Games, Robótica e cultura maker em geral)
  • Gastronomia (Docerias, food trucks e comidas artesanais em geral)

Pessoas interessadas em participar da feirabxd devem acessar o formulário de inscrição e preencher com os dados referentes ao seu empreendimento. A participação é gratuita e as edições acontecem semanalmente no Instagram do Site da Baixada.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR