Agenda

“O Patinho feio” em ritmo de cordel: espetáculo premiado se apresenta em Nova Iguaçu

Montado na Baixada Fluminense, espetáculo retorna à região após conquistar o país

“O Patinho feio” em ritmo de cordel: espetáculo premiado se apresenta em Nova Iguaçu

“O Patinho Feio”, famoso conto de Hans Christian Andersen, inspirou a Trupe Investigativa Arroto Cênico para criar um espetáculo infanto-juvenil em forma de cordel. Se na história original o patinho era, na verdade, um cisne, a versão do coletivo teatral de Nova Iguaçu fez com que o patinho se aceitasse como era, mantendo o tema sobre o respeito às diferenças.

A peça irá se apresentar no dia 31 de julho às 17h no mais novo espaço cultural da baixada fluminense, o TNI-TEATRO NOVA IGUAÇU. Contemplado no Edital Retomada Cultural RJ da SECEC, por meio da Lei Aldir Blanc, o espetáculo estreou virtualmente em abril de 2021 na Baixada Fluminense e participou de festivais de teatro nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão e Espirito Santo.

No último dia 22 de junho o espetáculo esteve da programação do 22º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE GUAÇUÍ/ES e voltou na mala com 9 prêmios, incluindo o de Melhor Espetáculo e Melhor Direção na categoria infantojuvenil. Agora a montagem vai aproveitar para comemorar os sete anos de atividades da Trupe. O espetáculo acaba de ser contemplado em 1º Lugar na categoria infantil no Edital de Circulação Teatral de Espetáculos 2022 da FUNARJ.

“Essa apresentação no TNI é muito representativa, pois além de estarmos nos apresentando em nosso território, estaremos também desfrutando de uma super infraestrutura que só os grandes teatros possuem. Para nós é uma honra marcar presença neste espaço que com certeza é um marco para a cultura da baixada fluminense. O texto de Cesário Candhí e a trilha sonora de Beto Gaspari surgiram de uma pesquisa cênica baseada nos aspectos contemporâneos do conto de Hans Christian Anderson e na Literatura de Cordel. Nossa proposta artística faz no palco uma grande celebração da cultura popular brasileira. Além dos membros da Trupe, o espetáculo conta com artistas de outros três coletivos da Baixada Fluminense: Cia de Arte Popular, Cia de Segunda e Teatro Baixo”, explica Marcos Covask, diretor do espetáculo.

SINOPSE

Diz-se que quem conta um conto, aumenta um ponto. Se não fosse assim, como chamar a atenção para tantas histórias contadas muitas vezes ao longo do tempo? Mas e se, em vez de aumentar um ponto, partíssemos de outro ponto, nem que fosse de outro ponto vista, para contar uma história já revisitada de muitas formas? É isso o que acontece nesta versão de “O patinho feio”, nova produção da Trupe Investigativa Arroto Cênico. A montagem faz um delicioso mergulho no universo da cultura popular.

Com trilha sonora original, o espetáculo leva ao palco atores que se desdobram nas funções de cantores, músicos e contadores de história. Tendo como cenário o Nordeste do Brasil e com personagens típicos dos terreiros do sertão, a peça atualiza a dicotomia entre feio e bonito, trazendo a reflexão sobre as diferenças, a diversidade, o processo de entendimento, aceitação e acolhimento do outro.

Na encenação, usa-se uma trupe de brincantes que conta, de uma maneira peculiar, a história de um patinho rejeitado por não se encaixar nos padrões vigentes. Afinal, para o senso comum “pato tem que saber nadar”, e o tal patinho feio só queria tocar acordeom.

SERVIÇO:
LOCAL: TNI-Teatro Nova Iguaçu
ENDEREÇO: Rua Coronel Bernardino de Melo, 1.081, Caonze – Nova Iguaçu
DIA: 31 de julho de 2022 (domingo)
HORÁRIOS: Sessão às 17h
DURAÇÃO: 50 minutos
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
LOTAÇÃO: 700 lugares
INGRESSOS: R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia-entrada)
VENDAS: Ingressos pelo site Ingresso Digital ou na Bilheteria do Teatro.

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW