Coletânea de contos traz autores de Nova Iguaçu para publicação nacional

Publicado em:

Por

Coletânea de contos traz autores de Nova Iguaçu para publicação nacional

O encontro de 25 talentos incógnitos fluminenses e a produção das histórias focadas em vivências negras, LGBTQIA+ e femininas apresentadas no livro Rio de Contos são resultados do prêmio literário de mesmo nome que apresenta o estado do Rio de Janeiro pela ótica da diversidade. A obra, inédita, conta com o endosso do professor Pasquale Cipro, um dos grandes mestres da língua portuguesa da atualidade.

Idealizado e dirigido pela escritora e produtora cultural Bárbara Cortese Caldas, o Prêmio Rio de Contos, realizado em parceria pela Mater Produções, FUNARJ e LER – Salão Carioca do Livro, tem em seu corpo de júri nomes como Eliana Alves Cruz, Marcelo Moutinho e do professor Leonardo Tonus da Sorbonne, em Paris. No comando de projetos e atividades de democratização ao acesso à literatura há 17 anos, a organizadora agora também promove a formação de escritores.

Entre os autores premiados da Baixada Fluminense estão Dênis Rubra – nasceu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Atualmente, mora em Lisboa (Portugal); Rafael Simeão nasceu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, mudou-se para o Rio de Janeiro em 2018, morando hoje no Grajaú; Taís Victa nasceu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Mudou-se para a capital, em 1996, onde mora no momento em Piedade. É surda oralizada.

Além da publicação, a premiação oferece um sólido processo de amadurecimento das histórias submetidas para avaliação. Formações de escrita criativa, literatura, entre outras, foram realizadas gratuitamente para os selecionados, além de mentorias individuais.

Os contos reunidos neste lançamento apresentam histórias de escritores de todo o Estado – interior, Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo e de todos os cantos da capital -, e funcionam como instrumento de amplificação das vozes fluminenses que nem sempre encontram espaços acolhedores e tolerantes para expressão. “É um trabalho inédito em seu formato e com temáticas contemporâneas e progressistas”, reforça a organizadora.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR