Agenda

Espetáculo ‘Solos de Histórias’ leva contação de histórias para cidades na Baixada Fluminense

Por

Espetáculo ‘Solos de Histórias’ leva contação de histórias para cidades na Baixada Fluminense

Durante os meses de outubro e novembro, Martha Paiva e Gabriel Sant’Anna da Cia do Solo, estarão se apresentando com contações de histórias e outras ações de estímulo à leitura por seis praças públicas e espaços culturais nos municípios do Rio de Janeiro, Itaguaí, Magé, Resende, Mangaratiba e Guapimirim.

A primeira apresentação acontecerá no dia 18 de outubro em Itaguaí, na Casa do Palhaço a partir das 9h.

Além das sessões de histórias, o projeto visa o estímulo à prática da contação de histórias, propondo atividades que façam com que o público compartilhe as narrativas que compõe os seus imaginários, intercalando-as com cantigas, fábulas, lendas e pequenos causos.

As apresentações fazem parte do projeto Solos de Histórias da Cia do Solo que contam com o apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2 e tem por objetivo divulgar a arte de contar histórias como patrimônio imaterial presente em diversas culturas e incentivar o contato direto com a materialidade dos livros, com todas as camadas físicas e simbólicas que o compõem.

Gabriel Sant´Anna afirma que o trabalho é importante para ampliar o campo de atuação do profissional da contação de histórias, divulgando ao público a especificidade e a relevância deste ofício.

“Vamos afirmar a contação de histórias como linguagem artística contemporânea capaz de integrar diversas manifestações artísticas como o teatro, a música, a dança, as artes visuais, a comédia física entre outras. Pretendemos possibilitar, a partir das histórias, reflexões e discussões sobre aspectos essenciais e urgentes em nossa sociedade, tais como a tolerância, o respeito ao próximo e a cidadania”, diz Gabriel acrescentando a importância de se democratizar o acesso à arte com ações gratuitas.

Além da narração de histórias, o projeto tem por objetivo incentivar a leitura através de troca de livros e mediação e o público também vai poder participar de uma Roda de Histórias onde terá voz para contar, compartilhar e relatar causos criando um espaço para conversa, reflexões e discussões.

18/10 – Casa do Palhaço, Itaguaí, 9h às 16h

22/10 – Praça Dr. Nilo Peçanha, Magé, 13h às17h

20/11 – Praça Aguinaldo Pereira – Parada Modelo, Guapimirim, 9h às 13h

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW