Agenda

Espetáculo ‘Solos de Histórias’ leva contação de histórias para cidades na Baixada Fluminense

Publicado em:

Por

Espetáculo ‘Solos de Histórias’ leva contação de histórias para cidades na Baixada Fluminense

Durante os meses de outubro e novembro, Martha Paiva e Gabriel Sant’Anna da Cia do Solo, estarão se apresentando com contações de histórias e outras ações de estímulo à leitura por seis praças públicas e espaços culturais nos municípios do Rio de Janeiro, Itaguaí, Magé, Resende, Mangaratiba e Guapimirim.

A primeira apresentação acontecerá no dia 18 de outubro em Itaguaí, na Casa do Palhaço a partir das 9h.

Além das sessões de histórias, o projeto visa o estímulo à prática da contação de histórias, propondo atividades que façam com que o público compartilhe as narrativas que compõe os seus imaginários, intercalando-as com cantigas, fábulas, lendas e pequenos causos.

As apresentações fazem parte do projeto Solos de Histórias da Cia do Solo que contam com o apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2 e tem por objetivo divulgar a arte de contar histórias como patrimônio imaterial presente em diversas culturas e incentivar o contato direto com a materialidade dos livros, com todas as camadas físicas e simbólicas que o compõem.

Gabriel Sant´Anna afirma que o trabalho é importante para ampliar o campo de atuação do profissional da contação de histórias, divulgando ao público a especificidade e a relevância deste ofício.

“Vamos afirmar a contação de histórias como linguagem artística contemporânea capaz de integrar diversas manifestações artísticas como o teatro, a música, a dança, as artes visuais, a comédia física entre outras. Pretendemos possibilitar, a partir das histórias, reflexões e discussões sobre aspectos essenciais e urgentes em nossa sociedade, tais como a tolerância, o respeito ao próximo e a cidadania”, diz Gabriel acrescentando a importância de se democratizar o acesso à arte com ações gratuitas.

Além da narração de histórias, o projeto tem por objetivo incentivar a leitura através de troca de livros e mediação e o público também vai poder participar de uma Roda de Histórias onde terá voz para contar, compartilhar e relatar causos criando um espaço para conversa, reflexões e discussões.

18/10 – Casa do Palhaço, Itaguaí, 9h às 16h

22/10 – Praça Dr. Nilo Peçanha, Magé, 13h às17h

20/11 – Praça Aguinaldo Pereira – Parada Modelo, Guapimirim, 9h às 13h

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR