“Depois da matéria no Site da Baixada as vendas quadruplicaram”, explica gerente de produtos do projeto ‘Existe Amor na BXD’

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“Depois da matéria no Site da Baixada as vendas quadruplicaram”, explica gerente de produtos do projeto ‘Existe Amor na BXD’

O projeto “Existe Amor na BXD” possui título autoexplicativo. A ideia da equipe capitaneada por Marina Maux e Emanuel Sant é de reverter a imagem negativa atribuída à Baixada Fluminense. Para que o projeto saísse do papel organizaram uma coleção de produtos com a marca do documentário com pré-venda realizada até o dia 31 de agosto. O que não esperavam era que a ação demonstrasse que o afeto pela Baixada não seria despertado apenas com a exibição da obra de audiovisual, ainda sem data definida. Após matéria publicada no Site da Baixada o amor despertou.

“Até 29 de agosto, quando saiu a matéria no Site da Baixada, a gente só tinha 15 pedidos no total. Precisava alcançar, no mínimo, 30 pedidos pra poder iniciar o trabalho. Aí no dia 01 de setembro alcançamos 63 pedidos. Depois da matéria no Site da Baixada as vendas quadruplicaram. Os dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro foram os dias que mais trabalhamos.” Emanuel Sant, responsável pela gerência de produtos.

A matéria intitulada “Estudantes de audiovisual criam campanha de amor à Baixada para financiamento de documentário” alcançou um público que também possui o comum desejo de valorizar a região. A leitora Beatriz Schiavone chegou até o projeto através da reportagem. A jovem contou ter ficado apaixonada pela iniciativa após ter visto no Instagram do Site da Baixada.

“A gente estava um pouco desesperado porque achamos que teria grande quantidade de vendas. O início foi devagar, até estendemos um pouco o prazo para encerramento da pré-venda. Do nada, depois da matéria, chegamos a um número alto. Foi assustador, uma surpresa.”

O impacto demonstrado nas palavras de Emanuel Sant também pode ser percebido nas interações da postagem do Site da Baixada no Instagram. Com alto número de curtidas a publicação recebeu comentários sobre a ansiedade de ver o projeto pronto assim como exaltação sobre o poder da Baixada.

Os organizadores ressaltam que não há ninguém sendo remunerado pela realização do projeto. Toda a verba arrecadada, além do pagamento dos custos de produção, será revertida para a realização do documentário de mesmo nome. O lucro, afirma Emanuel, é baixo.

“A gente fez camisa com modelo oversized, com gola grande, um tecido bem mais grosso que o comum, mais pesado. É uma parada de muita qualidade que custa, no mínimo, 100 reais por aí. Uma camisa dessa por 60 reais está ótimo. Além disso tem maior trabalho envolvido, sabe?”

Emanuel Sant conta que o projeto também retrata uma dinâmica pessoal. Segundo o gerente de produtos, não faz tanto tempo que passou a usar no dia a dia peças de vestuário que possam ser significativas para ele, que possa o representar. O escritor francês Roland Barthes considera a moda um dos objetos de reflexão da Semiologia, o estudo das linguagens verbais e não-verbais. Em outras palavras, as pessoas se comunicam através do que usam, do que estão vestindo.

A equipe do projeto, também composta por alunos da Escola de Audiovisual do EncontrArte, em Nova Iguaçu, acredita que as pessoas aderiram à campanha após a publicação da matéria no Site da Baixada para ajudar a produção do documentário e também para terem em suas coleções peças que representam o carinho e a identidade da sua região de afeto. As peças do “Existe Amor na BXD” são, de acordo com Sant, exatamente isso: para as pessoas sentirem representadas.

Foto: Emanuel Sant

Serviço:
“Existe Amor na BxD”
Instagram: https://www.instagram.com/existeamornabxd/
EncontrArte Audiovisual: https://www.instagram.com/encontrarteon/

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