Curso de Graffiti e Cultura Hip hop para Jovens e Adultos no Gomeia Galpão Criativo

As Oficinas do Curso Exposição: Da teoria à prática na cultura hip hop resultarão em uma exposição das obras dos alunos

Publicado em:

Por

Curso de Graffiti e Cultura Hip hop para Jovens e Adultos no Gomeia Galpão Criativo

A criatividade e a atitude que alimenta as palavras, a rima, o corpo e o graffiti dos jovens marginalizados dos grandes centros urbanos serão ainda mais fortalecidos pelo curso Exposição: Da teoria à prática na cultura HIP HOP.

A agente cultural e artista Lu Brasil é a responsável pelo processo formativo que contará com grandes nomes da cena do Hip Hop brasileiro. “O HIP HOP é filosofia, é a essência de uma cultura construída na luta pela sobrevivência de jovens pretos das favelas, das periferias, das quebradas abandonadas pelo Estado”, afirma Lu Brasil.

O processo criativo e de produção cultural dos grafiteiros, inscritos no curso, seguirá a metodologia desenvolvida por Afrika Bambaataa, fundador da Universal Zulu Nation, e pai da expressão HIP HOP, formada por quatro pilares formativos: Disc Jockey (DJ), o Masters of Ceremony (MCs), B-Boy e B-Girl e o Graffiti.

Com a participação especial de verdadeiras lendas do Hip Hop, o curso contará com as oficinas de Slow da BF, Vitingbcr, Dj Zulutecnykko, Mais Alto da BF, Negra Graffiti, Carlos Bobi, Klebert Black e curadoria especial de Mano Beiço.

Lu Brasil é mestra em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Uerj, além de professora da EJA Manguinhos, graffiteira e uma das videomaker do Mof, Meeting of Favela, com obra no Festival de Graffiti no México. Para ela, o projeto tem como objetivo garantir a formação de jovens e adultos através de um panorama do HIP HOP e da consciência transformadora na cultura urbana e nos movimentos sociais da periferia.

Nesta segunda edição do projeto, o curso carrega o propósito de trabalhar a autoestima dos alunos mostrando a potência criativa de cada participante com a realização de um trabalho final que fará parte da exposição coletiva com trabalhos inéditos. As obras de arte em graffiti conterão as percepções e vivências dos alunos em relação aos temas abordados durante as oficinas e darão oportunidade aos participantes de darem maior visibilidade às suas produções.

A Baixada Fluminense, território de muitas expressões artísticas e populares, terá no Curso Exposição: Da teoria à prática na cultura HIP HOP um importante movimento de formação de novos artistas do Graffiti e da cena das artes urbanas.

O Curso Da teoria à prática na cultura HIP HOP ocorrerá no Gomeia Galpão Criativo, entre 08 e 29 de outubro, em seis encontros: Sextas-feiras (21 e 28 de outubro), 17h às 20h; e Sábados (08, 15 22 e 29 de outubro), de 14h às 19h.

A Exposição: Da teoria à prática na cultura hip hop foi contemplada e contou com recursos do edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW