Artistas meritienses são indicados a prêmio nacional de teatro

Por

Artistas meritienses são indicados a prêmio nacional de teatro

No dia 19 de setembro, foram anunciados os indicados ao Anual Prêmio Cenym de Teatro Nacional e entre os concorrentes estão dois representantes da cidade, a Cia Cerne e o artista Rohan Baruck.

O Prêmio Cenym é entregue anualmente pela ATEB – Academia de Artes no Teatro do Brasil, em reconhecimento à excelência de desempenho dos profissionais e espetáculos mais proeminentes do teatro brasileiro. A Cia Cerne, concorre com o espetáculo TURMALINA 18-50, na categoria Melhor Companhia de Teatro. Já o artista Rohan Baruck, concorre com o monólogo OLHO POR OLHO nas categorias Melhor Monólogo, Melhor Texto Original, Melhor Ator e Melhor Preparação Corporal. Os artistas concorrem lado a lado com artistas de renome no cenário teatral como Marisa Orth, Cláudia Abreu e Luiz Fernando Guimarães.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de novembro, em Sergipe.

TURMALINA 18-50 tem como título o último endereço onde viveu João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata, morador de Meriti por quatro décadas. O espetáculo relembra os abusos sofridos pelos marinheiros negros até a primeira década do século passado, exalta a Revolta da Chibata, marco na luta por igualdade racial em nosso país, denuncia o esquecimento intencional a que esta revolta e suas consequências foram submetidas e apresenta os últimos dias de um herói nacional pobre e esquecido, incógnito na Baixada Fluminense.

Já em OLHO POR OLHO, um guerreiro cria seu pequeno filho para ser o mais forte da aldeia, com a capacidade de proteger seus líderes e defender os interesses do povo. Mas, em um ataque inesperado, o pequeno morre nos braços do pai. O assassino foi capturado e, enquanto aguarda o julgamento da tribo, recebe a visita do pai em luto, que fica estarrecido ao ver o responsável pela morte de seu filho. Cria-se um diálogo onde a sede de justiça começa a dar lugar ao reconhecimento de uma realidade cruel.

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW