Artistas meritienses são indicados a prêmio nacional de teatro
Publicado em:
No dia 19 de setembro, foram anunciados os indicados ao Anual Prêmio Cenym de Teatro Nacional e entre os concorrentes estão dois representantes da cidade, a Cia Cerne e o artista Rohan Baruck.
O Prêmio Cenym é entregue anualmente pela ATEB – Academia de Artes no Teatro do Brasil, em reconhecimento à excelência de desempenho dos profissionais e espetáculos mais proeminentes do teatro brasileiro. A Cia Cerne, concorre com o espetáculo TURMALINA 18-50, na categoria Melhor Companhia de Teatro. Já o artista Rohan Baruck, concorre com o monólogo OLHO POR OLHO nas categorias Melhor Monólogo, Melhor Texto Original, Melhor Ator e Melhor Preparação Corporal. Os artistas concorrem lado a lado com artistas de renome no cenário teatral como Marisa Orth, Cláudia Abreu e Luiz Fernando Guimarães.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de novembro, em Sergipe.
TURMALINA 18-50 tem como título o último endereço onde viveu João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata, morador de Meriti por quatro décadas. O espetáculo relembra os abusos sofridos pelos marinheiros negros até a primeira década do século passado, exalta a Revolta da Chibata, marco na luta por igualdade racial em nosso país, denuncia o esquecimento intencional a que esta revolta e suas consequências foram submetidas e apresenta os últimos dias de um herói nacional pobre e esquecido, incógnito na Baixada Fluminense.
Já em OLHO POR OLHO, um guerreiro cria seu pequeno filho para ser o mais forte da aldeia, com a capacidade de proteger seus líderes e defender os interesses do povo. Mas, em um ataque inesperado, o pequeno morre nos braços do pai. O assassino foi capturado e, enquanto aguarda o julgamento da tribo, recebe a visita do pai em luto, que fica estarrecido ao ver o responsável pela morte de seu filho. Cria-se um diálogo onde a sede de justiça começa a dar lugar ao reconhecimento de uma realidade cruel.