Cineasta da Baixada vence Festival Curta Cinema e Prêmio Canal Brasil

Publicado em:

Por

Cineasta da Baixada vence Festival Curta Cinema e Prêmio Canal Brasil

Ao apagar das luzes de 2022 o cineasta iguaçuano Marçal Vianna recebeu a boa nova: seu filme “Deus Não Deixa” foi premiado e será exibido no Canal Brasil. O prêmio em questão ocorreu no Curta Cinema, festival que possui conexão com premiações importantes como o Oscar. O filme de Vianna ganhou Menção Honrosa do Júri e o Prêmio Canal Brasil.

Marçal Vianna é cria de Nova Iguaçu e aluno do EncontrArte Audiovisual. Vianna afirma que a escola foi um divisor de águas. Foi na escola que Marçal Vianna adquiriu experiência para poder realizar o filme em questão. O jovem diretor conta que o projeto do filme “Deus Não Deixa” foi pensado na questão do peso cristão que as pessoas da comunidade LGBTQIAP+ sofrem. Segundo Vianna, normalmente no cristianismo as pessoas dessa comunidade são colocadas em lugar de inferioridade.

“O objetivo principal de contar a história do Miguel era praticamente essa. Refletir sobre conservadorismo, sobre a interpretação da bíblia e o impacto que esses elementos causam na vida das pessoas.”

Segundo Marçal Vianna o filme não é panfletário. Pelo contrário, é um filme respeitoso com a trajetória do personagem chamado Luis Miguel cuja reportagem já foi publicada no Site da Baixada.

“Com o filme anterior, “Neguinho”, foram mais de 100 festivais. Com “Deus Não Deixa” tudo mudou. Chegamos no Festival de Gramado e teve exibição no Estação Net, que era um dos meus sonhos.”

“Deus Não Deixa” foi selecionado para o Festival de Gramado, premiado no Curta-Cinema do Canal Brasil. Além disso o filme foi exibido no Festival Transforma de Santa Catarina e na Semana do Curta-Metragem Paulista.

“Por ser da Baixada nunca tinha me vislumbrado com as possibilidades de trabalhar com o cinema de fato.”

Para 2023 já há mais evento marcado para o filme do iguaçuano. Em São Gonçalo ocorrerá o Visões Periféricas e o filme tem exibição garantida. De acordo com Marçal, o plano é tentar uma carreira internacional.

“Todas essas coisas me pareceram muito distante. Estou muito feliz de estar conquistando isso tudo.”

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW