Carnaval 2023: Beija-Flor de Nilópolis desfilará canto dos excluídos da Independência
Publicado em:
Por Thiago Kuerques
Deusa da Passarela, como é conhecida a Beija-Flor, defende em 2023 o enredo “Brava Gente! O grito dos excluídos no Bicentenário da Independência” na Marquês de Sapucaí. A escola da Baixada é a quinta a entrar na avenida na terça-feira (20/02) logo após a Imperatriz Leopoldinense.
O samba-enredo é obra dos compositores Léo do Piso, Beto Nega, Manolo, Diego Oliveira, Julio Assis e Diogo Rosa e será interpretado por Neguinho da Beija-Flor, desde 1976 o intérprete oficial da escola. Puxando o samba-enredo da azul e branco estará também a cantora Ludmila, cria de Duque de Caxias.
O carnaval de 2023 será também a estreia da Rainha de Bateria Lorena Raissa, de 15 anos, cria de Nilópolis. A jovem substitui Raissa Oliveira que esteve no posto por 20 anos.
O enredo da Beija-Flor explora a perspectiva da parcela excluída da população na Independência do Brasil. De acordo com a sinopse divulgada pela escola, o enredo é uma “convocatória aos sobreviventes desse país que não nos reconhece”. O tema explora a revolta de um país que comemora 200 anos da marginalização da sua própria gente.
A cultura é o nosso poder, e, é através dela que lutamos pela transformação social, colocando o povo no pedestal que lhe é de direito. Por isso fazemos carnaval, é a nossa missão, sempre construindo o país que acreditamos, e lutando para que ele seja um dia, realidade.
Segue trecho do samba-enredo da Beija-Flor de 2023:
É! Vim cobrar igualdade
Quero liberdade de expressão
É a rua pela vida, é a vida do irmão
Baixada em ato de rebelião
Foto: Divulgação
Serviço:
Carnaval 2023
Desfile das escola de samba do grupo especial do Rio de Janeiro
Beija-Flor de Nilópolis
Dia 20/02/2023 – segunda-feira