‘Based in BXD’ é arte do sapateado da Baixada Fluminense

Publicado em:

Por

‘Based in BXD’ é arte do sapateado da Baixada Fluminense

Baixada Fluminense é terra de sapateado. O grupo Based in BXD, que já é sucesso no TikTok, ganhou bolsa de estudos e convite para apresentação na noite de gala do Festival Floripa Tap, em Santa Catarina. No entanto, o grupo não possui recursos para a participação no evento e realiza diversas ações para atingir o valor possível para a viagem. A principal delas é uma campanha virtual para arrecadação em busca da realização do grande passo na carreira. Rebeca Pereira, um dos membros do grupo, conta que há um esforço para ir a esses lugares e mostrar que são da Baixada Fluminense.

“A gente sabe que só de sermos daqui já somos desvalorizados ou preteridos, mas é um alívio saber que ainda assim estamos sendo capazes de mostrar o sapateado forte que temos aqui. Forte no sentido de potente mesmo.”

O sucesso foi percorrido com gravação de diversos vídeos que misturam elementos da cultura carioca. O início ocorreu através de conversa despretensiosa entre Rebeca e Larissa com a sugestão da criação de um grupo chamado “Sapateia Baixada”. O grupo é formado por alunos de Luciana Petsold, bailarina de Nova Iguaçu. Em março de 2022 nasceu o grupo Based in BXD.

Rebeca Pereira conta que o que une o grupo é a vontade de viver novas experiências, de realizar mais e da oportunidade de crescerem juntos na carreira.

“E o maior objetivo com certeza é inspirar os sapateadores da nossa área, nossos alunos, pessoas que tão vindo depois da gente, mostrar que é possível trabalhar com arte e não apenas de uma só forma.”

Já são mais de 40 mil visualizações com os primeiros vídeos. A visibilidade fez com que o grupo fosse visto por profissionais do sapateado brasileiro. Rebeca conta que já receberam incentivos de diversas partes do Brasil.
Sobre a participação no Floripa Tap, em Florianópolis, Santa Catarina, Rebeca conta que o valor necessário é alto. Para locomoção, por exemplo, são cerca de 4 mil reais. O festival acontecerá de 19 a 23 de abril e para alcançar o sonho o grupo, além da arrecadação virtual, comercializa bottons, ecobags e outros itens voltados para o sapateado. Tudo disponível no Instagram do grupo.

Não deixem de apoiar a arte da gente que é daqui. Apesar de ser clichê, a gente existe e resiste, mas o processo pode ser muito mais fácil se vocês olharem pros artistas daqui. É só olhar e enxergar.”

No momento o grupo realiza produções de audiovisual para as redes sociais. A ideia é usar elementos brasileiros como o verde e amarelo, samba e funk mesclando com o melhor do sapateado. A arte do Based in BXD é resistir, principalmente em passos que possam inspirar.

Foto: Jomboh – Herbert Cardoso

Serviço:
Site para contribuição: Vakinha
Instagram: BASEDINBXD

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR