Filme produzido na Baixada Fluminense é selecionado em festival no Reino Unido
“À Sombra do Mar”, do diretor e roteirista João Vitor Pires, tem participado de circuitos pelo mundo
Publicado em:
A Baixada Fluminense prova, a cada dia, seu potencial para lançar nomes para o cinema brasileiro. Dessa vez foi o diretor e roteirista João Vitor Pires que teve seu trabalho reconhecido, com a seleção do curta “À Sombra do Mar” para o festival de cinema Queer East Midlands, da Universidade Loughborough, no Reino Unido.
Nascido e criado em Mesquita, João conta no filme a história do professor Josimar, ativista pelos direitos humanos que acaba se infectando com o vírus HIV e precisa redescobrir sua força e identidade a partir de então. Trazendo um tema ainda estigmatizado pela sociedade, João lançou o curta em novembro de 2022 e faz sua estreia em festivais internacionais. Todo o elenco e profissionais envolvidos na produção são da Baixada Fluminense, o que reforça a potência dos moradores do território.
Entenda o termo queer
A palavra, que nasceu nos Estados Unidos, tinha cunho pejorativo para se referir a homossexuais e travestis. Se apropriando do termo, a comunidade LGBTQIAP+ reinventou o significado e passou a utilizá-lo com orgulho e pertencimento. Queers são pessoas que não se encaixam no gênero designado no nascimento ou quem transita entre gêneros. É um entendimento também de que o feminino e o masculino são identidades construídas pela sociedade.
Serviço:
“À Sombra do Mar”
Duração: 20 min
Classificação indicativa: +16