Nath Braga: uma voz que ecoa da Baixada Fluminense para a América Latina

Publicado em:

Por

Nath Braga: uma voz que ecoa da Baixada Fluminense para a América Latina

Nathalia Braga na redação do The Intercept Brasil. Foto: Marlon Peter.

O sol brilha forte do lado de fora do homeoffice aparelhado com câmera, microfone, computador e itens de estúdio, que dividem espaço com itens de decoração, livros e Juma, a gata que se tornou proprietária da casa. É manhã de sexta-feira, mas o ‘Nath Braga Estúdios’ parece estar no ritmo pesado de uma terça-feira comum. Ainda nem chegou o horário do almoço e a meritiense Nathália Braga já se reuniu com a sua assessoria de imprensa, prepara alguns roteiros e fica de olho na hora: ainda precisa se maquiar e gravar. Enquanto isso Juma dorme em berço esplêndido.

Como uma mulher negra, jovem, cria do Jardim Meriti, alcança uma agenda tão lotada num dia da semana que costuma ter o ritmo de fim-de-semana? Entre essa e tantas outras perguntas, Nath continua escrevendo e preparando novos conteúdos.

Foi no pé do Morro do Conceito, em São João de Meriti, que Nath cresceu num ambiente voltado para a educação: sua família fez todos os esforços necessários para garantir vaga em escolas particulares de bairro, garantindo o foco nos estudos. O investimento resultou na aprovação para o médio-técnico do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ): “muitas coisas importantes pro meu lado profissional aconteceram no IFRJ, inclusive uma relação bem lúdica com a criação de conteúdo. Eu levava a minha câmera digital para a escola todos os dias, filmava cenas aleatórias e editava no Movie Maker para lançar o compilado “especial” durante as férias do período (semestral)”, conta Braga.

A paixão pela produção de conteúdo não podia resultar em outro lugar, senão na faculdade de jornalismo. Nath é uma das primeiras pessoas da família a ingressar em um curso superior, principalmente em uma universidade federal: a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Nathália Braga, ou @nathbragap nas redes sociais. Foto: Peterkino.

Nathália Braga, ou @nathbragap nas redes sociais. Foto: Peterkino.

De estagiária a referência nacional em produção de conteúdo

Nath Braga entrou no mercado como repórter do canal MultiRio, veículo que mostra as iniciativas da rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro. Em 2019 foi para São Paulo, participando da 1ª Jornada Galápagos de Jornalismo – um hub criativo que conecta talentos da comunicação. No retorno ao Rio de Janeiro, começou sua jornada com o The Intercept Brasil onde se tornou uma voz de alcance nacional.

Entre as reportagens de destaque da jornalista no The Intercept Brasil estão as pautas sobre Pobreza Menstrual, onde Braga atuou diretamente na produção do roteiro e na apresentação. Nath também foi responsável pela locução da reportagem sobre o Caso Mariana Ferrer, no final de 2020. Além disso, também atuou na série de reportagens ‘Justiça Ilegal’, que tinha como tema o encarceramento de mães em uma das fases mais críticas da pandemia ocasionada pela COVID-19, e foi uma das responsáveis pela edição da matéria para a edição especial da série presente no e-book ‘Nueva narrativa latinoamericana sobre drogas’, da Fundação Gabo.

Seu trabalho no The Intercept Brasil incluia a elaboração do roteiro e a apresentação do Resumo da Semana, programa que reúne as principais publicações da semana no veículo. A produção do programa era feita junto da equipe de vídeo do veículo, com destaque para a diretora Luiza Drable e o editor Marlon Peter. O formato, que nasceu durante o período de trabalho em lockdown, no segundo semestre de 2020, rendeu sua indicação e premiação como jornalista do ano, na editoria diversidade do Troféu Mulher Imprensa 2021 – único prêmio do Brasil destinado a reconhecer o trabalho jornalístico das mulheres dentro e fora das redações.

Podcast Influência Negra

2019 foi um ano agitado nas criações de Nath Braga. No meio de uma grande mudança em sua carreira profissional, encontrou tempo para criar o Podcast Influência Negra, onde dividiu a bancada com o jornalista Cleyton Santana. O programa, majoritariamente de entrevistas, foi criado para que pessoas negras tratem sobre qualquer assunto, de sexualidade a veganismo.

Teresa Cristina, Nath Finanças, Gabi Oliveira, Flávia Oliveira e Jacira Roque são alguns dos grandes nomes que já passaram pelo podcast, que é dirigido por Nath Braga. “O podcast é consequência do fato de que o jornalismo que eu quero ‘não existe’, então eu ponho a mão na massa e desenvolvo os meus próprios projetos”, explica Nath.

O podcast teve reconhecimento do YouPix Builders em 2020. Em 2021, Braga foi uma das selecionadas para o YouPix Creators Boost Diversidade e a campanha publicitária do documentário ‘Olhares Cruzados’, de Dove em parceria com Refinery 29, lhe rendeu o Prêmio Sim À Igualdade Racial 2021, na categoria Destaque Publicitário.

Palestra no primeiro TEDx da Baixada Fluminense

Em maio de 2022, Nath Braga palestrou no TEDx Rua Da Matriz, organizado por jovens periféricos da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, abordando o tema: ‘Seu corpo não aguenta mais notícias ruins’, falando sobre como as notícias impactam nosso corpo e na saúde mental.

Em entrevista ao Site da Baixada, Nath revelou o quanto foi simbólico participar do evento: “só no início da vida adulta eu pude encontrar o que é de bom na Baixada Fluminense. Até então só via notícias negativas, não sabia que outros intelectuais existiam por aqui”. Também revelou sua relação com São João de Meriti, que guarda suas memórias afetivas de infância. “É um espaço completamente cotidiano pra mim”, ao se referir a Rua da Matriz, ponto central da sua cidade natal.

Nathália Braga no Vozes Negras. Foto: RFfotografia.

Nathália Braga no Vozes Negras. Foto: RFfotografia.

Carreira acelerada

Nath Braga foi contemplada recentemente pelo Fundo Vozes Negras do YouTube, e pelo Programa de Aceleração de Creators do Brasil pelo LinkedIn.

Apesar da participação nesses programas ser uma razão para comemorar, é também um motivo para trabalhar ainda mais: precisou evoluir seu processo criativo e de produção para melhorar suas entregas – especialmente as produções independentes.

Junto da responsabilidade, veio também a equipe. Cenas como a que abre esta reportagem se tornaram cada vez mais comuns, equilibrando o tempo entre reuniões e atividades criativas ao longo do dia.

“Do fim de 2021 pra cá, eu recebi uma série de prêmios e tive reconhecimentos e uma maior visibilidade no mercado. Eu acho que 2023 é o ano de seguir colhendo esses frutos”, comenta Nath.

2023: planos em alta velocidade

O primeiro e principal projeto da jornalista e criadora de conteúdo para 2023 é o lançamento do documentário “Infância em Caixa“, produzido por ela para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2023, a produção independente tem aprovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conta com profissionais qualificados como entrevistados.

Para falar um pouco sobre o documentário e planos para o futuro, Nath Braga lançou uma trilogia de vídeos em seu canal no YouTube falando justamente sobre a escolha do tema publicidade infantil e crianças influenciadoras.

Entre os planos profissionais, a sua formação não poderia ser deixada de lado: Nath planeja iniciar uma pós-graduação em Sexualidade Humana, ou seja, se tornar uma sexóloga. A vontade de garantir a formação é um desejo pessoal, uma vez que o tema da sexualidade era um dos tópicos fixos tanto no seu canal no YouTube, quanto no Instagram.

Pra quem tem saudade de ouvir a voz de Nath pelas plataformas digitais, a criadora de conteúdo está trabalhando no conceito do seu podcast solo onde vai falar de forma autobiográfica sobre sexualidade. Além disso, vai falar sobre carreira – algo que Braga já aborda em seu LinkedIn, mas que no projeto vai ganhar uma nova roupagem.

“Eu volto para o cenário dos podcasts, agora não só como uma apresentadora ou mediadora, e sim como uma pessoa que está ali para falar por si, levando um pouco da essência do que eu já trabalhei lá no YouTube. Sou uma pessoa que conta a própria história e acaba influenciando a partir disso”, finaliza Braga.

Acelerada, focada na carreira de produção de conteúdo e cheia de planos, Nath Braga segue com as suas redes sociais cada vez mais atualizadas com as suas pautas e o jeito didático de explicar assuntos nem sempre tão simples de explicar. Ela é @nathbragap em todas as redes.

NATH BRAGA
instagram.com/nathbragap
facebook.com/nathbragap
twitter.com/nathbragap
tiktok.com/@nathbragap
youtube.com/@NathaliaBraga
linkedin.com/in/nathbragap

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW