Nilópolis receberá 1º edição de Festival Literário e Cultural no Gericinó

Evento é gratuito e contará com a participação de autores renomados, artistas talentosos e entusiastas culturais

Publicado em:

Por

Nilópolis receberá 1º edição de Festival Literário e Cultural no Gericinó

O 1º Festival Literário e Cultural da Baixada Fluminense marcará história em Nilópolis. Com apoio da Prefeitura de Nilópolis por intermédio da Secretaria de Cultura e de Meio Ambiente, o Parque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão receberá talentos locais e nacionais. Com a presença de escritores como Conceição Evaristo e Itamar Vieira Junior, terão atividades gratuitas ligadas à leitura, literatura, cultura e artes brasileiras. O evento será realizado pelo Instituto Latinoamerica e ocorrerá de 19 a 24 de setembro, das 9h às 18h.

A programação será composta por professores, escritores e artistas da Baixada Fluminense. Também estarão presentes Elisa Lucinda, patrona do festival, o premiado educador Renan Inquérito, a jornalista Flávia Oliveira e muitos outros.

O evento contará com palestras e debates literários, rodas de leitura e conversa, contação de história, oficinas criativas, apresentações teatrais, musicais e de dança, encontro com autores, lançamento de obras, espaço expositivo, feira de livros, intervenções artísticas, praças de alimentação, literatura como ponto de convergência, interação e diálogo com outras linguagens como as artes cênica, audiovisual, música, artes visuais, circo e cultura popular.

“A escolha do local para a realização do 1º Festival Literário e Cultural da Baixada Fluminense não foi por acaso. O Parque Natural Municipal do Gericinó, tombado pelo Patrimônio Ambiental, é um local único e de beleza ímpar onde tudo começou desde a divisão em sesmarias pela Coroa Portuguesa. Com a chegada dos jesuítas trazidos pelos portugueses, a mão escrava negra e a expulsão dos índios Tamoios, a planície onde hoje se encontra Nilópolis, começou a ser habitada. Uma história rica, cheia de ancestralidade”, contou o secretário de Cultura, Antonio Costa.

O secretário de Meio Ambiente, Dean Senra, destacou a importância deste evento. “Acredito que nesse momento que estamos vivendo, em que o Brasil volta seu olhar para a preservação ambiental com seriedade, vislumbrando as boas práticas e sendo protagonista neste cenário no mundo inteiro, aliarmos um evento cultural desta envergadura com o nosso meio-ambiente, dentro de uma região tão rica e, por vezes, que seu povo desconhece a sua riqueza, é dar mostras da potência que esses espaços são para o contexto da sociedade em geral. Esta Feira Literária e Cultural vai fazer ecoar ainda mais a potência da Baixada Fluminense, de Nilópolis e do quanto é importante respeitar, amar e valorizar o nosso meio-ambiente.”

Programação completa neste link: https://linktr.ee/flic.bf

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR