Artistas de Meriti vão ajudar a contar história de João Cândido na Sapucaí

Por

#Carnaval #João Cândido

Artistas de Meriti vão ajudar a contar história de João Cândido na Sapucaí

A cidade de São João de Meriti, localizada na Baixada Fluminense, é um local onde João Cândido, o líder da Revolta da Chibata em 1910, passou muito tempo de sua vida. O Almirante Negro se mudou para lá depois de uma longa perseguição e lá permaneceu até o final de sua vida. Atualmente, seu único filho, Seu Candinho, reside no município. Como resultado, a agremiação do Grupo Especial do Rio, o Paraíso do Tuiuti, está apostando em artistas locais para ajudar a contar toda essa história na Avenida.

O objetivo do enredo é reforçar o nome de João Cândido como grande herói do povo brasileiro. “Tivemos um contato muito bacana com a família do João e resolvemos valorizar esse celeiro cultural que tem a Baixada Fluminense. Além do Seu Candinho, convidamos outras personalidades de São João para estar conosco”, afirma o carnavalesco Jack Vasconcelos.

Em entrevista ao G1, Vasconcelos reforça a importância do carnaval para levar essa mensagem ao Brasil. “O povo não esqueceu o João Candido, não esqueceu o Almirante Negro. É o povo usando o carnaval para falar ‘olha aqui o nosso herói’. Um herói da nossa pátria, que merece tá no livro heróis e heroínas da pátria do Brasil”.

Com o enredo “Glória ao Almirante Negro!”, a Paraíso do Tuiuti será a segunda a desfilar na segunda-feira (12) de carnaval.

Como será a homenagem a João Cândido no carnaval 2024?

Cia. Cerne leva tropa de marujos para o carnaval

A Cia. Cerne, um grupo teatral que existe há mais de dez anos e já ganhou mais de 50 prêmios nacionais, apresentará uma verdadeira tropa de marujos. Aproximadamente 16 membros desfilarão na alegoria final da cor azul e amarelo de São Cristóvão. Sua participação será uma representação de brincantes de carnaval de blocos, que se concentram todo ano na Praça Marechal Âncora, no Centro do Rio.

A Cia. Cerne rodou diversas cidades no estado do Rio e do Brasil com a peça “Turmalina 18-50”, que celebrava nos palcos a memória de João Cândido. O nome Turmalina 18-50 é derivado da Rua Turmalina Lote 18 Quadra 50, na cidade de São João de Meriti, último endereço onde João Cândido viveu.

O ator Aleh Silva, também de Meriti, foi escalado para viver o herói nacional na quinta alegoria do desfile do Tuiuti. Artista circense, Aleh estará no alto de um mastro, a mais de dez metros de altura.

“Fiquei muito feliz pelo convite e por representar um personagem da cidade de onde eu faço parte”, conta Aleh, escalado para a próxima trama das 19h da TV Globo.

Confira a letra do samba:

Liberdade no coração
O dragão de João e Aldir
A Cidade em louvação
Desce o Morro do Tuiuti

Nas águas da Guanabara
Ainda o azul de Araras
Nascia um herói libertador
O mar com as ondas de prata
Escondia no escuro a chibata
Desde o tempo do cruel contratador
Eram navios de guerra, sem paz
As costas marcadas por tantas marés
O vento soprou à negrura
Castigo e tortura no porão e no convés

Ôôô A Casa Grande não sustenta temporais
Ôôô Veio dos Pampas pra salvar Minas Gerais

Lerê lerê mais um preto lutando pelo irmão
Lerê lerê e dizer nunca mais escravidão

Meu nego… A esquadra foi rendida
E toda gente comovida
Veio ao porto em saudação
Ah! nego… A anistia fez o flerte
Mas o Palácio do Catete
Preferiu a traição

O luto dos tumbeiros
A dor de antigas naus
Um novo cativeiro
Mais uma pá de cal
Glória aos humildes pescadores
Yemanjá com suas flores
E o Cais da luta ancestral

Salve o Almirante Negro
Que faz de um samba enredo
Imortal!

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW