Artistas de Meriti vão ajudar a contar história de João Cândido na Sapucaí

Publicado em:

Por

Artistas de Meriti vão ajudar a contar história de João Cândido na Sapucaí

A cidade de São João de Meriti, localizada na Baixada Fluminense, é um local onde João Cândido, o líder da Revolta da Chibata em 1910, passou muito tempo de sua vida. O Almirante Negro se mudou para lá depois de uma longa perseguição e lá permaneceu até o final de sua vida. Atualmente, seu único filho, Seu Candinho, reside no município. Como resultado, a agremiação do Grupo Especial do Rio, o Paraíso do Tuiuti, está apostando em artistas locais para ajudar a contar toda essa história na Avenida.

O objetivo do enredo é reforçar o nome de João Cândido como grande herói do povo brasileiro. “Tivemos um contato muito bacana com a família do João e resolvemos valorizar esse celeiro cultural que tem a Baixada Fluminense. Além do Seu Candinho, convidamos outras personalidades de São João para estar conosco”, afirma o carnavalesco Jack Vasconcelos.

Em entrevista ao G1, Vasconcelos reforça a importância do carnaval para levar essa mensagem ao Brasil. “O povo não esqueceu o João Candido, não esqueceu o Almirante Negro. É o povo usando o carnaval para falar ‘olha aqui o nosso herói’. Um herói da nossa pátria, que merece tá no livro heróis e heroínas da pátria do Brasil”.

Com o enredo “Glória ao Almirante Negro!”, a Paraíso do Tuiuti será a segunda a desfilar na segunda-feira (12) de carnaval.

Como será a homenagem a João Cândido no carnaval 2024?

Cia. Cerne leva tropa de marujos para o carnaval

A Cia. Cerne, um grupo teatral que existe há mais de dez anos e já ganhou mais de 50 prêmios nacionais, apresentará uma verdadeira tropa de marujos. Aproximadamente 16 membros desfilarão na alegoria final da cor azul e amarelo de São Cristóvão. Sua participação será uma representação de brincantes de carnaval de blocos, que se concentram todo ano na Praça Marechal Âncora, no Centro do Rio.

A Cia. Cerne rodou diversas cidades no estado do Rio e do Brasil com a peça “Turmalina 18-50”, que celebrava nos palcos a memória de João Cândido. O nome Turmalina 18-50 é derivado da Rua Turmalina Lote 18 Quadra 50, na cidade de São João de Meriti, último endereço onde João Cândido viveu.

O ator Aleh Silva, também de Meriti, foi escalado para viver o herói nacional na quinta alegoria do desfile do Tuiuti. Artista circense, Aleh estará no alto de um mastro, a mais de dez metros de altura.

“Fiquei muito feliz pelo convite e por representar um personagem da cidade de onde eu faço parte”, conta Aleh, escalado para a próxima trama das 19h da TV Globo.

Confira a letra do samba:

Liberdade no coração
O dragão de João e Aldir
A Cidade em louvação
Desce o Morro do Tuiuti

Nas águas da Guanabara
Ainda o azul de Araras
Nascia um herói libertador
O mar com as ondas de prata
Escondia no escuro a chibata
Desde o tempo do cruel contratador
Eram navios de guerra, sem paz
As costas marcadas por tantas marés
O vento soprou à negrura
Castigo e tortura no porão e no convés

Ôôô A Casa Grande não sustenta temporais
Ôôô Veio dos Pampas pra salvar Minas Gerais

Lerê lerê mais um preto lutando pelo irmão
Lerê lerê e dizer nunca mais escravidão

Meu nego… A esquadra foi rendida
E toda gente comovida
Veio ao porto em saudação
Ah! nego… A anistia fez o flerte
Mas o Palácio do Catete
Preferiu a traição

O luto dos tumbeiros
A dor de antigas naus
Um novo cativeiro
Mais uma pá de cal
Glória aos humildes pescadores
Yemanjá com suas flores
E o Cais da luta ancestral

Salve o Almirante Negro
Que faz de um samba enredo
Imortal!

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW