Agenda

Artista visual Raimundo Rodriguez apresenta série inédita ‘Quadrelas Fluminenses’

A mostra ‘Quadrelas Fluminenses’ apresenta quarenta obras autorais do artista em dois espaços na cidade de Nova Iguaçu com curadoria de Julio Ferreira Sekiguchi

Publicado em:

Por

Artista visual Raimundo Rodriguez apresenta série inédita ‘Quadrelas Fluminenses’

Raimundo Rodriguez – artista visual, animador cultural e diretor de arte em várias produções televisivas de destaque, como “Hoje é Dia de Maria”, “Capitu”, “Meu Pedacinho de Chão” e “Velho Chico”- realiza na cidade de Nova Iguaçu a exposição inédita “Quadrelas Fluminenses”, sob a curadoria de Julio Ferreira Sekiguchi, pintor e artista visual, doutor em linguagens visuais e professor de pintura na EBA/UFRJ.

A mostra será apresentada em dois espaços, com abertura no dia 13 de abril no Complexo Cultural Mário Marques e no dia 11 de maio no Centro Cultural CENART. As entradas são gratuitas.

A série, composta por quarenta obras, foi inspirada nos muros, paredes e fachadas (quadrelas) fluminenses, evocando a estética arquitetônica popular de diferentes épocas, representadas em madeira e lata, materiais que se destacam no imaginário do universo do artista. “Uma característica do movimento criador de Raimundo é a preocupação com o descartado e com as sobras do mundo. Por necessidade interna o artista é impelido a recolher o que foi rejeitado para, através da arte, reinseri-los no mundo”, comenta Sekiguchi. A mesma seleção de obras será exibida em ambos os lugares.

“Para entender as obras do Raimundo é preciso entender o cenário ao redor, é preciso ir na origem do trabalho e pensar no contexto em que o artista se insere e sua visão de mundo” acrescenta o curador, que nesta exposição apresenta uma abordagem que visa explorar aspectos mais profundos da produção do artista, indo além da materialidade das obras, “perceber esse movimento é uma das chaves para penetrarmos na produção artística de Raimundo“ completa.

Serviço | Exposição Quadrelas Fluminenses

Complexo Cultural Mário Marques
Dias: De 13 de abril a 04 de maio – de terça à sábado
Horário: De terça á sexta-feira, das 09h às 17h e aos sábado das 10h às 17h
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro, Nova Iguaçu – RJ
Classificação livre

Centro Cultural CENART
Dias: De 11 a 25 de maio – de terça a sexta-feira
Horário: Das 10h às 16h
Endereço: Rua Coronel Alberto de Melo, 311, Parque Ambai – Miguel Couto, Nova Iguaçu – RJ
Classificação Livre

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR