Agenda

Espetáculo ‘O Espigão’ estreia em Nova Iguaçu

Publicado em:

Por

Espetáculo ‘O Espigão’ estreia em Nova Iguaçu

Um irmão e uma irmã vivenciam um drama íntimo que desencadeia uma crise familiar, desafiando crenças e valores até então inabaláveis: ambos se apaixonam pela mesma mulher. Dezoito anos depois, eles se encontram para um acerto de contas afetivo. Ao revisitar essa história, acabam por preencher lacunas e curar suas feridas, dando um novo sentido a tudo o que viveram. Esse é o mote da peça teatral “O Espigão”, primeiro trabalho do Coletivo Você e Eu.

Com direção de Caio Riscado e concepção de Gabriel Morais e mariah miguel, o espetáculo fará uma única apresentação gratuita, neste sábado (30), às 20h, na Escola Livre Fábrica de Atores e Materiais Artísticos. A temporada de circulação pelo Estado do Rio de Janeiro seguirá por Angra dos Reis (13/04) e Nova Friburgo (20/04). Além disso, está prevista uma apresentação na cidade de Niterói, em data a ser confirmada.

O Espigão foi escrito por Gabriel Morais a partir de uma oficina ministrada pelo dramaturgo português Jorge Louraço, em 2019. A trama narra a história de um jovem de 18 anos que teve que lidar com a perda de sua primeira namorada quando foi trocado por ela pela irmã de 14 anos. A peça mergulha em temas como gênero, família, homofobia e a imposição de padrões heteronormativos.

“Em 2005, período em que o debate sobre diversidade e representatividade não era tão difundido quanto hoje, minha família estava determinada a manter minha irmã dentro dos padrões da heterossexualidade, como se fosse apenas uma fase passageira ou uma influência negativa. Houve uma forte restrição da liberdade dela, uma constante vigilância de seus movimentos. Ninguém se preocupou em perguntar como estávamos nos sentindo, falhamos enquanto família”, relembra Gabriel, hoje com 36 anos.

Gabriel divide a cena com mariah Miguel. A atriz dá voz à perspectiva de Paula Morais, uma menina que, aos 14 anos, se descobre homossexual e se vê envolvida em um complexo triângulo amoroso com seu próprio irmão. Diante desse desafio, ela enfrenta as próprias angústias e inseguranças, enquanto encara a dura realidade da repressão social imposta por uma sociedade machista e sexista.

Em formato de arena, a apresentação mantém uma atmosfera de intimidade, onde os espectadores estão próximos à cena, como se estivessem visitando as memórias reais e inventadas do ator.

O espetáculo Espigão não apenas compartilha uma história pessoal, mas também desafia as normas estabelecidas de gênero e sexualidade, convidando o público a repensar as estruturas familiares e a explorar outras formas de amor, afeto e aceitação.

SERVIÇO:
Espetáculo: O Espigão
Duração: 60 minutos
Faixa etária: 16 anos

PROGRAMAÇÃO
Escola Livre Fábrica de Atores e Materiais Artísticos – Nova Iguaçu/RJ
Data: 30/03 (sábado às 20h)
Endereço: Rua Apinagés, 140 – Moquetá – Nova Iguaçu
Capacidade: 60 lugares
* Sala Amir Haddad
Ingresso: gratuito

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR