Agenda

“69 Cômodos” se apresenta no Espaço Cultural Código

Publicado em:

Por

“69 Cômodos” se apresenta no Espaço Cultural Código

A peça de teatro documentário “69 Cômodos” será apresentada neste sábado (13), às 19h, no Espaço Cultural Código, em Japeri, na Baixada Fluminense. A montagem, realizada pelo grupo Teatro ao Redor, aborda as relações das pessoas comuns com suas casas e com a cidade. A entrada é gratuita.

Ao longo de dois meses, os artistas Alex Teixeira, Clarisse Zarvos e Vitor Kruter, integrantes do coletivo, percorreram os bairros da Lapa, Oswaldo Cruz, Penha, Gávea e Pavuna, na cidade do Rio de Janeiro. Durante esse período, registraram o cotidiano de moradores, seus sonhos, desejos, relações, memórias sobre os territórios, lutas e intimidades. Os depoimentos, muitas vezes inusitados e envolventes, serviram de base para a criação da dramaturgia que apresenta um conjunto de pequenas histórias, como se cada pessoa fosse um museu individual, carregado de percepções e atravessamentos.

Nesse novelo de vivências, o grupo se deparou com um ex-compositor da Mangueira, uma senhora que vive há mais de 90 anos na mesma rua e uma criança que sonha em ser atriz de série coreana.

“69 Cômodos representa uma continuação de nossa pesquisa sobre temáticas urbanas. Na peça, o universo da casa não é visto em separação ao ambiente da rua, o que revela diferentes interações entre espaço público e privado”, destaca Clarisse Zarvos, que ao lado de Alex Teixeira, assina direção e dramaturgia desse projeto.

O ponto de partida da peça é o Cortiço Chora Vinagre, localizado na Rua dos Inválidos, na Lapa. Trata-se de uma vila erguida no século XIX, e que inicialmente serviu como espaço de comércio de pessoas escravizadas. Posteriormente passou a ser hospedaria de mercadores que vinham comercializar especiarias no Rio, e nas primeiras cinco décadas do século XX foi residência exclusiva de portugueses, sendo os homens floristas e as mulheres lavadeiras. Até hoje o local mantém as características arquitetônicas típicas do século XIX. O Chora Vinagre é dividido em 69 cômodos (daí surgiu o nome do espetáculo), com dependências coletivas, como banheiros, cozinhas e lavanderias.

“A narrativa do espetáculo se conecta através da tecitura de relações dos moradores do cortiço da Lapa com habitantes de outros quatro bairros da cidade, Oswaldo Cruz, Gávea, Penha e Pavuna. Por meio de um processo fabulatório, construímos uma colcha de histórias que são permeadas por encenações, canções e vídeos”, comenta Alex Teixeira.

A encenação conta com quatro performers (Alex Teixeira, Clarisse Zarvos, Rach Araújo e Zeza Barral) em cena e Leah (atriz convidada e moradora do Chora Vinagre) que contam histórias dos entrevistados fazendo uso de metalinguagem, música ao vivo (com composições de Genaro da Bahia, também morador do Chora Vinagre) e projeções em vídeo. As cenas costuram memórias, imagens, rotinas, sonhos, esperanças e dramas dos entrevistados, relacionando as habitações com a vida na cidade.

Essa é a Segunda criação do Teatro ao Redor, a primeira foi “Travessia Tiradentes” – peça itinerante que percorria a Praça Tiradentes e os arredores da região revisitando a memória cultural e a boêmia daquela localidade.

69 Cômodos: Sinopse

A peça de teatro documentário 69 Cômodos aborda as relações de pessoas comuns com suas casas e com a cidade. Ao longo de dois meses, o grupo Teatro ao Redor percorreu diferentes bairros do Rio de Janeiro e registrou conversas com moradores, como uma imigrante israelense que nutre uma aversão aos cariocas, um ex-compositor da Mangueira, uma criadora de pássaros que participa de rinha de aves, uma senhora que vive há mais de 90 anos na mesma rua e uma criança que sonha em ser atriz de série coreana. O destaque da obra é a fabulação a partir de histórias reais: o cotidiano e a normalidade convivem paralelamente com o absurdo e o inesperado, dentro e fora de quatro paredes.

SERVIÇO:
69 Cômodos
Quando 13/04 (sábado), às 19h
Onde: Espaço Cultural Código
Endereço: Rua Davi, 397 – Nova Belém/Japeri
Capacidade: 40 lugares
Ingresso: gratuito
Duração: 80 min
Classificação: 14 anos
Instagram: @teatroaoredor 
Gênero: teatro documental

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR