Agenda

Roda de conversa “Baixada de Cidades” amplia debate sobre direito ao espaço urbano

Por

Roda de conversa “Baixada de Cidades” amplia debate sobre direito ao espaço urbano

No próximo sábado (11), o Sesc Nova Iguaçu recebe a roda de conversa “Baixada de Cidades” e visita guiada à exposição fotográfica “Rio de Cidades – Paisagens Mutantes de Luiz Baltar”. Em parceria com a FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional), o evento pretende fomentar uma discussão enraizada na realidade urbana da Baixada Fluminense, promovendo reflexões e possíveis soluções para os desafios enfrentados pela região. Aberta ao público, a iniciativa é gratuita e não necessita de inscrição.

A visitação com o Luiz Baltar, autor da exposição, irá começar às 15h e será seguida pela roda de conversa. Durante a visita guiada, Luiz Baltar irá compartilhar detalhes dos processos de colagens digitais, técnicas artísticas e experiências pessoais nas obras que compõem a mostra. Com a curadoria de Marcia Mello, a exposição explora as complexidades do Rio de Janeiro e convida os visitantes a explorarem novas perspectivas da vida urbana.

A roda de bate-papo “Baixada de Cidades” busca estender as reflexões propostas pela exposição, tendo como enfoque os desafios do direito ao espaço urbano nas cidades da Baixada Fluminense. A atividade, que promete abordar o tema sob múltiplas perspectivas, tem como convidados Manoel Ricardo Simões – mais conhecido como Breguelé, geógrafo, professor e membro do Conselho Municipal da Cidade de Nilópolis e do Conselho de Meio Ambiente de Nilópolis; Giordana Moreira, produtora cultural e autora de projetos voltados à territorialidade baixadense e às relações de gênero na cultura; e Rose Cipriano, professora da Educação Especial, coordenadora-geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) de Duque de Caxias e articuladora do Coletivo “Minas da Baixada”. O Luiz Baltar, fotógrafo documentarista e artista visual, cujo trabalho se concentra nas questões de território, cultura e direito à cidade, marca presença como uma peça-chave nesse diálogo. A mediação do encontro ficará por conta de Aercio Barbosa de Oliveira, coordenador da FASE RJ, e integrante da Rede Popular em Saneamento e Saúde e do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento.

“A roda de conversa pretende ampliar as reflexões propostas pela exposição ‘Rio de Cidades’. Nosso interesse é ir além das proposições estéticas e explorar questões da cidadania, do território e do coletivo”, pontua Baltar.

A exposição “Rio de Cidades – Paisagens Mutantes de Luiz Baltar” ficará em cartaz até 2 de junho, de terças a sextas, das 9h30 às 19h30, e sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30, na Galeria do Sesc Nova Iguaçu.

SERVIÇO
Visita guiada à exposição “Rio de Cidades” + Roda de conversa “Baixada de Cidades”
Data: 11 de maio
Horário: a partir das 15h
Gratuito
Indicação etária: livre
Local: Galeria do Sesc Nova Iguaçu
Endereço: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá – Nova Iguaçu

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW