Belo, Perto Demais da Luz: Documentário sobre o cantor chega ao Globoplay sem participação de Viviane Araújo
A produção revisita a vida do artista desde sua infância até momentos de superação, abordando sucessos, polêmicas e histórias pessoais que marcaram sua trajetória.
Publicado em:
O documentário Belo, Perto Demais da Luz já está disponível no Globoplay a partir desta quinta-feira (28). Com produção em parceria com a AfroReggae Audiovisual, a série biográfica apresenta a vida do cantor Marcelo Pires, mais conhecido como Belo, em quatro episódios de 40 minutos cada.
Infância, fama e vida pessoal
A produção revisita desde a infância humilde do artista, no bairro da Chácara Inglesa, em São Paulo, até sua ascensão como vocalista do grupo Soweto nos anos 1990 e sua consolidada carreira solo no pagode. Belo ficou conhecido como “cantor das multidões”, conquistando fãs em todo o país.
O documentário também aborda momentos marcantes de sua vida pessoal, como suas três prisões: duas por associação ao tráfico de drogas e outra por realizar um show durante a pandemia sem autorização. As polêmicas com o ex-jogador Denilson, que lhe cobrava uma dívida milionária, também estão em destaque.
Quanto tempo Belo Ficou preso?
Na primeira prisão, o cantor ficou 37 dias preso na carceragem da Delegacia de Divisão Antisequestro, no Leblon, zona sul do Rio, em 2002.
Na segunda prisão, em novembro de 2004, o cantor foi detido em sua casa, após ser condenado a oito anos em regime fechado pelos crimes de associação para o tráfico e tráfico de drogas. Ele ficou três anos na prisão, quando o direito de liberdade condicional foi concedido em 2007.
Na terceira prisão, que aconteceu em 2021 (durante a pandemia de Covid), ele foi detido sob a justificativa de ter promovido aglomeração em um show no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. No entanto a detenção foi rápida, já que que a Justiça entendeu não haver necessidade de prisão preventiva.
Relações amorosas e bastidores
O relacionamento com Viviane Araújo, entre 1998 e 2007, é explorado de forma intensa, com depoimentos de jornalistas e amigos do casal. A atriz não gravou novas entrevistas para o projeto, mas aparece em arquivos contando como conheceu Belo, momentos românticos e dificuldades vividas, incluindo visitas ao cantor durante sua prisão em 2004.
Já a participação de Gracyanne Barbosa, atual esposa de Belo, trouxe novos bastidores à tona. Ela aceitou o pedido do cantor para participar da produção, com a condição de ser totalmente honesta em seus relatos.
Polêmicas e arrependimentos
O documentário mergulha nos processos judiciais enfrentados por Belo. Em um dos episódios, ex-chefes da Polícia Civil detalham como o envolvimento do cantor com traficantes foi descoberto por meio de escutas telefônicas. Belo admite arrependimento por suas ações, considerando aquele momento o “maior erro” de sua vida.
Produção e direção
Com depoimentos do próprio Belo e de pessoas próximas, incluindo produtores musicais, advogados e jornalistas, a série não apenas destaca os altos e baixos do artista, mas também discute os preconceitos enfrentados pelo pagode como gênero musical. A direção é assinada por Jorge Espírito Santo e Gustavo Gomes, que buscaram explorar a dualidade do cantor entre os holofotes e os momentos de superação.
Onde assistir
Todos os quatro episódios de Belo, Perto Demais da Luz já estão disponíveis no Globoplay. A série promete emocionar os fãs ao contar uma história de luta, amor e aprendizado.