Agenda

Mês da Mulher é celebrado com exposição na Galeria de Artes Fenig

Por

#Roberta Gomes

Mês da Mulher é celebrado com exposição na Galeria de Artes Fenig

Para celebrar o Mês da Mulher, a Prefeitura de Nova Iguaçu promove, a partir desta quarta-feira (12), a exposição “Fale e não se cale! Arte que Denuncia”, das artistas visuais iguaçuanas Roberta Gomes e Kamila Mendes. A exibição é gratuita e acontece na Galeria de Artes da Fundação Educacional de Nova Iguaçu (Fenig), na rua Governador Portela, nº 812, no Centro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e vai até 14 de abril. O evento é uma realização da Fenig com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).

A exposição das duas artistas visuais de Nova Iguaçu celebra a excelência da criação consciente no universo feminino, apresentando onze trabalhos, incluindo esculturas, pinturas e colagens. Suas obras buscam denunciar a opressão de gênero e convidam o público para refletir sobre os mecanismos que a perpetuam, não apenas evidenciando a dor e a luta das mulheres, mas também exaltando sua resistência e reafirmando a necessidade urgente de uma transformação social.

“’Fale e Não se Cale! Arte que Denuncia’ é uma proposta artística de resistência e conscientização, onde a arte se torna uma poderosa ferramenta de denúncia contra a violência de gênero. Em um contexto alarmante, onde os índices de violência contra a mulher ainda são elevados, a iniciativa busca provocar reflexões e incentivar o diálogo sobre essa realidade por meio da expressão artística”, afirmou Roberta Gomes.

“A luta contra a violência de gênero não deve se limitar apenas às esferas institucionais, mas também se expandir para o campo da educação e da cultura. A violência contra a mulher se manifesta de diversas formas: física, psicológica, simbólica e institucional. Muitas vezes, ela é invisibilizada, normalizada ou silenciada”, destaca sobre a exposição a artista Kamila Mendes.

Sobre as artistas

Roberta Gomes é graduada em História e coordena a Casa de Cultura Ney Alberto, em Nova Iguaçu. Ela já participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Sua arte explora a técnica mista e a colagem, aliadas à pintura acrílica, criando composições que mesclam texturas, cores e fragmentos visuais para dar voz às narrativas silenciadas.

Kamila Mendes participou de diversas exposições em Nova Iguaçu e outros locais, ampliando também a pesquisa artística. A artista é dedicada à arte figurativa, explorando a expressão de emoções e sensações através da forma humana em trabalho escultórico.

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW