Inscrições abertas para a 1ª Mostra de Cinema Periféricos no Foco

Criada com a intenção de reconhecer e dar tela para de realizadores periféricos, a 1ª Mostra de Cinema Periféricos no Foco acontecerá de forma gratuita, na cidade de Duque de Caxias durante os dias 2 e 3 de agosto. Serão dois dias de interação cultural e cinematográfica no do bairro Figueira, segundo distrito de Duque de Caxias, com realizadores da Baixada, do Estado e do País.
A mostra reunirá mais de 15 filmes, divididos entre 4 categorias, que contemplam desde de curtíssimas metragens filmados com celulares até o melhor do cinema de todo Brasil feito por cineastas periféricos, entre ficções e documentários.
Ainda, a mostra contará com a exibição de curtas especiais de homenageados que em breve serão divulgados pela organização da mostra.
“A ideia de realizar uma mostra que traz o cinema periférico para o foco surge no momento em que eu, como cineasta periférico percebo que é necessário mais espaços para que produções de qualidade criadas na periferia ganhem divulgação. Assim, a mostra será palco para cineastas que querem reconhecimento e que possuem trabalhos de qualidade na periferia.”
“D’Andrade, Diretor da Mostra de Cinema Periféricos no Foco”
Como se inscrever:
O link para o formulário de inscrição está disponível no site oficial da mostra e nas redes sociais da mesma, assim como o regulamento geral. A mostra contará com 4 categorias, que incluem filmes mobile, ficções e documentários e as inscrições estarão abertas de 1 de abril até 15 de maio de 2025. Confira as categorias:
Curtíssimas Mobile: Entendem-se como obras elegíveis na categoria filmes realizados através de smartphones, iphones e afins e que tenham tempo de duração máximo de 5 minutos;
Baixada no Foco: Entendem-se como obras elegíveis na categoria Baixada no Foco filmes com diretor(x) ou produtor(x) da Baixada Fluminense/RJ e que possuam duração máxima de até 20 minutos; Esta categoria dará prioridade a obras que tenham como plano de fundo a Baixada Fluminense ou a periferia Fluminense, mas fica aberta a outras temáticas desde que atendam o critério de direção ou produção.
Ficções Periféricas: Entendem-se como obras elegíveis na categoria obras de ficção com temáticas periféricas de qualquer lugar do Brasil e que tenham tempo de duração de até 20 minutos. Esta categoria dará prioridade a obras que tenham como realizadores moradores de periferias e a análise se dará através do cadastro de inscrição da obra.
Documentos Periféricos: Entendem-se como obras elegíveis na categoria obras documentais com temáticas periféricas de qualquer lugar do Brasil e que tenham tempo de duração de até 20 minutos. Esta categoria dará prioridade a obras que tenham como realizadores moradores de periferias e a análise se dará através do cadastro de inscrição da obra.
Cinema para 100 pessoas e oficina de introdução ao cinema
O evento contará com uma sala de exibição montada exclusivamente para a mostra e com capacidade para pelo menos 100 pessoas por dia e com entrada gratuita. Além disso, o evento abrirá inscrições para uma oficina de introdução ao cinema, a fim de apresentar para jovens locais o cinema como uma possibilidade de vida e plantar novas sementes para o surgimento de novos cineastas.
A Mostra de Cinema Periféricos no Foco é uma produção Potiguara Audiovisual e Wallaroo Corp., realizada através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Ministério da Cultura Governo Federal e Secretaria de Cultura de Duque de Caxias.