Agenda

Baixada em Foco no 1º de Maio vai reunir esporte, cultura e serviços em São João de Meriti

Por

#baixada em foco #Sesc #Sesc Meriti

Baixada em Foco no 1º de Maio vai reunir esporte, cultura e serviços em São João de Meriti

Unindo forças entre Sesc, Prefeitura e Sindicato, a tradicional Festa do Trabalhador Meritiense será ampliada com o projeto Baixada em Foco, o único do Sesc voltado exclusivamente para a região.

Celeiro cultural da Baixada ganha destaque em evento colaborativo

O Dia do Trabalhador em São João de Meriti promete ser um marco em 2025. A tradicional Festa do Trabalhador Meritiense será somada ao projeto Baixada em Foco, uma iniciativa do Sesc que desde 2013 valoriza as produções culturais da região. A integração entre Prefeitura, Sesc e o Sindicato do Comércio Varejista de Meriti (Sincovame) vai transformar o entorno da Praça dos Três Poderes em um grande espaço de celebração, cultura, esporte e serviços.

Entendemos que a Baixada é um grande celeiro cultural, e o projeto vem para mostrar à cidade tudo que ela tem de bom”, afirma Roberto Barcelos, gerente do Sesc São João de Meriti.

Parceria entre instituições movimenta o coração da cidade

Na rua da Prefeitura, o público encontrará 20 tendas com atividades diversas promovidas pelas secretarias municipais e pelas equipes do Sesc. Tudo será organizado em uma identidade visual única, que representa a união das instituições. O Centro Cultural Meritiense será transformado em um posto médico de apoio, e o espaço em frente ao prédio se tornará o palco principal do evento.

Para garantir a segurança de todos, haverá controle de acesso na área de shows, restringindo a entrada de objetos cortantes e outros materiais que possam comprometer a experiência do público.

“Tô botando muita fé que será a maior entrega da cidade esse ano”, declarou o secretário de Cultura, Tião. Segundo ele, a construção do evento aconteceu de forma espontânea, em um esforço conjunto que uniu diferentes setores do município.

Show, esporte e serviços ao longo do dia

As atividades começam às 8h da manhã, com uma caminhada e um aulão coletivo. A proposta é reunir os frequentadores das atividades físicas promovidas tanto pelo Sesc quanto pela Prefeitura. Quem estiver passando pela região também poderá participar livremente.

Das 9h às 17h, as tendas montadas na Presidente Lincoln vão oferecer oficinas, atendimentos e apresentações. Um dos destaques será o Torneio de Basquete do Trabalhador, com times convidados de todo o estado. A disputa vai ocupar a quadra da Praça dos Três Poderes, que será reformada especialmente para o evento. “Vamos deixar essa quadra no nível da NBA”, prometeu o secretário municipal do Trabalho, Bruno Corrêa.

A programação cultural também vai ocupar diversos espaços do evento, com apresentações de roda de samba, capoeira, street dance e outras expressões artísticas populares. Uma das tendas será dedicada ao atendimento exclusivo a mulheres, com serviços e orientações.

Encerramento com samba para toda a família

No fim do dia, a programação se volta ao palco principal com o show do grupo Samba 90 Graus, que trará duas horas de clássicos do pagode e do samba em um espetáculo pensado para todas as idades.

Quem abre os trabalhos do palco principal é Marcão Baixada, artista de São João de Meriti que tem destaque nacional no meio do rap e reúne diversos fãs na cidade que acompanham sua carreira desde o início.

“O projeto Baixada em Foco é o único do Sesc Rio com foco exclusivo na nossa região”, explicou Jonas Henrique, coordenador do Sesc Meriti. “Queremos dar luz às ações culturais locais, por isso o ‘em foco’ – estamos voltando os olhos para o talento e a diversidade dos trabalhadores da cultura da Baixada.”

Planejamento conjunto para um evento seguro e organizado

Na última quinta-feira (24), representantes da Prefeitura, do Sesc e do Sincovame participaram de uma reunião para ajustar os pontos estratégicos do evento. Foram discutidos temas como segurança, controle de trânsito, estrutura logística e atendimento ao público.

Além de valorizar os trabalhadores, o evento se conecta diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial os ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 8 (Trabalho decente e crescimento econômico).

Dicas finais
• Chegue cedo: A caminhada começa às 8h e as tendas funcionam até as 17h.
• Leve garrafa reutilizável e protetor solar.
• Prefira transporte público ou vá a pé, pois o trânsito será alterado.
• Fique atento às orientações de segurança para aproveitar os shows com

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW