Voz das Comunidades envia doações para a Baixada Fluminense
Doações foram recebidas no Galpão Gomeia pelo Movimenta Caxias
Publicado em:
Por Wesley Brasil
Nesta sexta-feira (19), a Baixada Fluminense recebeu um reforço no auxílio às famílias mais afetadas pelas chuvas: um caminhão com doações organizadas pelo Voz das Comunidades descarregou mais de 100 cestas e outros 100 kits de de limpeza. Quem articulou o recebimento no Galpão Gomeia foi o Movimenta Caxias, que tem atuado na cidade especialmente nos bairros do Amapá, Pilar e Vila Aliança.
Juliana Garcia, Coordenadora do Instituto Nós em Movimento e integrante do Movimenta Caxias, tem se envolvido diariamente com a articulação de doações. “Queremos agradecer imensamente pelo apoio da Coalizão Negra por Direitos e do Voz das Comunidades, que sempre atendem ao chamado quando as coisas apertam, assim como outros parceiros e das centenas doações individuais parceiros que viabilizado as ações de emergência; a maior parte foi entre R$ 1 a 50 reais”, explica.
Os efeitos das chuvas não se resumiram às inconveniências na mobilidade durante o temporal: famílias perderam móveis, alimentos, documentos e tudo que a água pode levar – inclusive a saúde.
“Famílias estão montando lonas no cimento para dormirem, pedindo álcool para passar na perna diante da exposição à doenças nas águas das enchentes. Cadê o Estado? Muito triste e revoltante!”
– Juliana Garcia
O Movimenta Caxias é uma articulação comunitária. Desde 2018 reúne uma rede de moradores e lideranças de diversas áreas da cidade – estudantes, professores, sem teto, produtores rurais, religiosos, negros e negras, LGBTs etc – que visa refletir sobre o cenário atual e buscar melhorias concretas para a região. Seu trabalho é voltado para as periferias e favelas caxienses, realizado reuniões de bairros, caminhada pela paz, seminário de segurança pública, além de debates em escolas e universidades. Suas campanhas de arrecadação de doações já atingiram milhares de famílias.
O Voz das Comunidades é uma Organização não governamental (ONG) e Jornal Comunitário que traz notícias das favelas do Rio de Janeiro. Foi criado em 2005, no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio.