Enfrentamento à discriminação étnico-racial deve ser central nas prioridades do G20

Publicado em:

Por

Enfrentamento à discriminação étnico-racial deve ser central nas prioridades do G20

O G20 está discutindo o tema do enfrentamento à discriminação étnico-racial para o desenvolvimento. O objetivo é aproveitar a experiência do Brasil em políticas de promoção da igualdade racial para impulsionar as discussões entre os países-membros do fórum. A ideia é ampliar o assunto para incluir ações para combater a pobreza e a desigualdade, bem como uma transição energética justa.

“Se tivéssemos que resumir em uma única palavra esses desafios, ela seria desigualdade. No Brasil, estamos comprometidos a implementar todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de maneira integrada e indivisível. Queremos alcançar a igualdade racial na sociedade brasileira por meio de um décimo oitavo objetivo que adotaremos voluntariamente”, declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Roberta Eugênio, secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial do Brasil (MIR), diz que a inclusão das dimensões de enfrentamento ao racismo na agenda do G20 mostra como a presidência brasileira entende a sobreposição entre desenvolvimento e igualdade racial, particularmente no que diz respeito às pessoas negras e indígenas, como uma estratégia fundamental para o desenvolvimento sustentável.

“É uma iniciativa corajosa mover as estruturas que perpetuam as realidades de exclusão e opressão das maiorias que têm sido historicamente vulnerabilizadas. É uma sinalização que resgata, com muita consistência, o protagonismo do Brasil na comunidade internacional e também sinaliza a pauta dentro do nosso país”, salientou Eugênio.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR