Concurseiro da Baixada Fluminense dá dicas para realização de uma boa prova
Apostilas para concursos públicos ajudam a chegar em cargos públicos
Publicado em:
“Pessoa que participa em muitos concursos”: define o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, ao explicar o que é um concurseiro. A etapa que antecede uma possível carreira pública pode ser considerada, por si só, já uma forma de carreira. O caminho para a estabilidade pode ser longo, mas envolve uma preparação especial que vai muito além das muitas horas de estudo.
A primeira etapa na preparação para a disputa de um concurso público é a escolha do material, e pensando nisso o estudante de administração Leonardo Santos, de São João de Meriti, criou o ‘Boa Prova’ – uma plataforma com materiais de estudo para quem deseja passar em concursos públicos. A plataforma oferece apostilas atualizadas e baseadas em métodos observados por Leonardo ao longo de diversos concursos que já participou.
3 Dicas para passar em um concurso público
Além das apostilas para concurso público em seu website, o Boa Prova compartilhou com o Site da Baixada algumas dicas para passar em concurso público.
Qualidade acima da quantidade – Ao invés de montar um cronograma de estudos com muitas horas, é mais importante interpretar corretamente as perguntas e usar seu tempo com qualidade. O que mais pesa na hora da prova é a quantidade de concentração e, claro, de conhecimento: por isso é fundamental entender como os assuntos funcionam ao invés de apenas decorar perguntas e respostas.
Faça anotações – Suas notas em cima do material de estudo podem te ajudar a memorizar alguns pontos-chave. Alguns preferem imprimir, já outros podem optar por notas utilizando ferramentas digitais.
Resolva questões de prova: treine – O método que mais aprova é o da resolução de questões passadas, aponta o Boa Prova. Resolver questões anteriores proporciona o treino em cima da prática, ajuda no controle de tempo e até no controle do nervosismo. Além disso, esse método ajuda o concurseiro a se acostumar com o perfil da banca avaliadora e também com as “pegadinhas” comuns em algumas provas.
Por onde começar a estudar para concursos públicos?
Concursos costumam disponibilizar editais anteriores, possibilitando o método da resolução de questões passadas – o ideal é começar por aí. Outra opção é a busca por outros editais que tenham o cargo desejado.
Além das questões anteriores, alguns campos de conhecimento, como a língua portuguesa, são fundamentais: Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico, Atualidades e Matemática Básica.
Existem várias formas para a preparação para concursos públicos: aulas online, aulas presenciais e videoaulas. Mas o uso de apostilas é um verdadeiro padrão comprovado no mercado, por reunir os campos de conhecimento e permitir que o concurseiro crie sua própria rotina de estudos, além de poder revisar aquilo que tem aprendido.
Para encontrar concursos públicos na Baixada Fluminense, o Site da Baixada disponibiliza regularmente chamadas para editais, concursos, seleções de profissionais e outras oportunidades na região.
Foto de Vlada Karpovich no Pexels