Professora de Nova Iguaçu usa palavra no combate ao racismo

Publicado em:

Por

Professora de Nova Iguaçu  usa palavra no combate ao racismo

O incentivo do pai levou Renata Felicio Maia a começar a escrever. Simbolicamente, ele pagava por cada texto que ela escrevia. Esse compromisso com o texto, ela levou da infância para a vida adulta. Escritora de artigos e poemas e pesquisadora, Renata Felicio Maia autografa “O cabelo de Rebeca e o ninho de passarinho” nesta sexta-feira (24), às 14h, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. A ação é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Entre os autores favoritos de Renata estão José de Alencar, Aluísio de Azevedo, Machado de Assis, Clarice Lispector, Cuti, Renato Noguera, Bell Hooks e Djamila Ribeiro. “Alencar, Azevedo, Machado e Clarice são da nossa Literatura Brasileira e marcaram minha adolescência por isso resolvi fazer Letras e cursar Literatura. Cuti, Noguera, Hooks e Djamila mexem com todas as questões que acredito e que luto para fazer um combate antirracista. Poderia citar muitos outros, porém esses eu considero essenciais”, disse a escritora.

“O cabelo de Rebeca e o Ninho de Passarinho” nasceu quando minha bebê de 1 ano estava no parquinho com meu filho e uma menina gritou com ela falando que o cabelo dela era um ninho de passarinho. Meu filho, na época tinha 15 anos e presenciou toda a situação. Ele compreendeu todo preconceito e racismo naquela fala. Decidi fazer um livro e montei um projeto pedagógico envio para as escolas onde realizo o projeto de contação de histórias”, destacou Renata.

Como professora da rede municipal de Nova Iguaçu, Renata se orgulha da maior influência da sua escrita vir da experiência em sala de aula. “Ler é viajar, sem sair do lugar”, disse Renata Felício Maia, inspirada.

Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar”, da Fenig, recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura Fenig no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Os livros de Renata Felicio Maia são: O cabelo de Rebeca e o Ninho de Passarinho com 3 mil livros já produzidos e vendidos (Editora Tekoa), Princesa Dandara dos Palmares (Editora Anagrama), Chico Rei (Editora Anagrama), O Diário de Ester( Editora Gramma), O Diário de Rute (Editora Anagrama), As figurações do Negro nas poesias de Cuti(Editora Gramma) foi minha dissertação do mestrado publicada em livro, O grande Legado dos Profetas Menores (Editora Anagrama), Artigo publicado em um livro do PNAIC (UFRJ), Currículo Formação de professores e trabalho docente na contemporaneidade: Perspectivas interdisciplinares. (Editora Gramma)

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW