Estado vai contratar 1.300 cuidadores de alunos com necessidades especiais

Publicado em:

Por

Estado vai contratar 1.300 cuidadores de alunos com necessidades especiais

Em 2024, a rede estadual de ensino reduzirá a fila de espera para cuidadores de alunos com necessidades especiais. Para atender a mais de 10 mil alunos da Educação Especial que estão na rede estadual, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) está lançando uma concorrência para 1.300 profissionais. A secretaria tem investido desde o ano passado para melhorar as condições de atendimento an esses alunos. Em 2023, as escolas receberam mais de R$ 2 milhões para construir 304 salas de recursos multifuncionais.

A Superintendência de Projetos para Educação Especial/Subsecretaria de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc organizou um simpósio sobre a Educação Especial na última segunda-feira (18/12). O evento ocorreu no auditório da Fecomércio, localizado na Zona Sul do Rio, no Flamengo. Seus planos incluíam contratar cuidadores para todas as escolas estaduais e distribuir recursos para que as unidades se adaptassem an essas circunstâncias durante o evento.

A educação especial visa ajudar os alunos com necessidades especiais a desenvolver suas potencialidades nos domínios intelectual, físico e social, bem como no trabalho, fornecendo-lhes conhecimentos, habilidades e aptidões. Isso é feito promovendo sua autorrealização.

A Seeduc realiza uma variedade de atividades durante todo o ano. Os projetos incluem cursos de especialização e trilhas informativas, com o objetivo de promover uma educação especial que atenda às necessidades das unidades escolares e proporcione igualdade de oportunidades por meio da diversificação de serviços educacionais, com foco em atender às diferenças individuais dos alunos. Além disso, este ano foi realizado o primeiro workshop de Tecnologias Assistivas, o que tornou ainda mais fácil escolher a ferramenta que melhor se adequa ao dia a dia do professor.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW