O Voo de Iparum

13/04/2025

R$

Primeiro infanto-juvenil do Grupo Teatro Baio, grupo de teatro de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense, o Voo de Iparum fará 2 (duas) apresentação dentro da programação Sesc Pulsar 2025.

Com esse espetáculo, o ator Madson Vilela, que vive o jovem Iparum, foi indicado ao Prêmio CBTIJ de Teatro para Infância e Juventude de 2019 na categoria Melhor Ator em papel protagonista. Antes disso, nenhum grupo ou artista da Baixada Fluminense havia sido indicado ao prêmio, que é um dos principais prêmio de teatro para crianças e jovens do Brasil.

O Voo de Iparum é um espetáculo que conta a história de um menino em situação de rua que se descobre pássaro. Durante o espetáculo, Iparum divide com o público as dificuldades que enfrenta vivendo nas ruas e como descobriu sua ancestralidade após ser cuidado por Nanã, uma mais velha que também vive nas ruas e acolhe o pequeno Iparum.

Este é um espetáculo para crianças e adultos, sobre crianças e adultos, pois os temas apresentados dizem respeito a toda a sociedade. E só Iparum poderia também nos guiar e nos levar de volta ao nosso cerne, a nossa ancestralidade que foi aprisionada ao adentrar os navios negreiros e que hoje voa um voo pela sua busca de liberdade e respeito social.

Iparum sem poesia, na dura realidade da vida é o retrato de mais um menino negro, sem proteção familiar e do Estado, sem documentos, que está sozinho nas ruas tentando sobreviver em meio a violência do abandono e da fome. E acreditamos que ao acrescentar o lúdico, o brincar de ser um menino pássaro, conseguimos abrir portas de diálogos com as crianças que muito têm a nos ensinar sobre empatia e cuidado com outro e acreditamos que podem também nos apresentar soluções amenizadoras, mesmo que de maneira também lúdica. Além de conseguirmos fazer com que nós, adultos, verdadeiramente nos coloquemos ao incômodo de perceber através de uma narração fantasiosa de Iparum sobre como descobriu suas asas, o como é cruel e brutal a realidade em que muitos pequenos se encontram. Talvez, assim, em ações coletivas possamos um dia encontrar também as nossas asas.

LOCAL:

Teatro Sesc São João de Meriti (13/04) às 16h

Teatro Sesc Duque de Caxias (24/04) às 15h

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW