Queimados: lutador busca primeiro cinturão de MMA e sonha chegar ao UFC

Publicado em:

Por

tumblr inline ovih9kOpvs1s6wd2q 540

Um golpe certeiro na oportunidade: das periferias da Baixada para o sucesso nos ringues de todo o Brasil. Esse é o destino do lutador de MMA, Luiz Cesar da Silva Junior, o “Junior Luiz”, como é chamado no mundo do combate. Com apenas 25 anos, o atleta que é morador de Queimados já foi campeão estadual de Kickboxing e vai tentar no próximo dia 19 de novembro seu primeiro cinturão competindo pelasArtes Marciais Mistas, na categoria 66 kg. O duelo será contra André Negrito e válido pelo evento Gladiadores Fight, que acontecerá na quadra da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

O gosto pela luta veio ainda na infância influenciado por um desenho animado da época. Começou a lutar Kickboxing, há 12 anos, até se profissionalizar em 2010 e decidir migrar para o MMA. Nesta modalidade, começou com duas derrotas quando integrava a equipe do CT Gringo Team de Belford Roxo. Os percalços iniciais, no entanto, não desanimaram o lutador que três anos mais tarde passou a integrar a equipe do ex-campeão do UFC Pedro Rizzo e de lá para cá não perdeu mais: são três vitórias consecutivas. Além disso, atua como sparring do José Aldo, ou seja, faz treinos de combate com o lutador na preparação dele para as suas lutas principais .

No sábado passado, Junior Luiz lutou contra o argentino Rodrigo El Topo, no desafio internacional válido pelo Buzios Fight Night e ganhou o confronto por decisão unânime dos árbitros. Em 2015, foi campeão na categoria 66 kg no WGP de KickBoxing. Mas a maior conquista foi a vitória na competição Shooto Brasil, que aconteceu no clube Hebraica, em Laranjeiras, há dois meses, quando venceu Pedro Wilson por nocaute em apenas 1 minuto e meio. A luta foi exibida ao vivo no canal combate para 21 países.

Junior acumula a função de lutador com a de professor. Dá aulas há seis anos em academias particulares de Queimados e Japeri, mas o grande sonho é trabalhar com projetos sociais para tirar crianças e adolescentes da ociosidade. Atualmente, tem cerca de 50 alunos entre homens e mulheres, a partir dos 10 anos de idade. “Vivo do esporte, tenho alunos campeões brasileiros, estaduais e de intermunicipais. Temos formado bastante campeões. A galera quer seguir o meu caminho, sou exemplo para eles, mas nem todos têm condições de pagar pelas aulas. Tem criança que quer só treinar e não quer ficar na rua” ressalta.

tumblr inline ovihc3y1E31s6wd2q 540

Preparação especial para cada combate

Outro desafio a ser encarado pelo lutador é a falta de patrocínio para treinar e também para manter a dieta, essencial para o sucesso de qualquer competidor. Só com alimentação gasta em média R$ 2 mil a cada ciclo de preparação para o combate. Tem ainda o custo de passagem, já que os treinos são na Refinaria de Manguinhos, de segunda a sábado. Lá, ele aprende técnicas de Luta Olímpica, KickBoxing e Jiu Jitsu. “Desenvolvo fora vigor e aptidão física, capacidade de derrubar e não cair, socos, chutes, joelhadas, técnicas e defesas de finalizações”, explica.

O maior sonho do lutador é um dia competir pelo UFC, principal competição de MMA do mundo. Exemplos para isso ele tem no que considera sua segunda casa, a equipe Rizzo RVT, comandada pelo ex-campeão do UFC, Pedro Rizzo, apelidado de “The Rock” (“A Rocha” em inglês) enquanto competia. “Estou numa das melhores equipes do mundo. Preciso somar mais número de lutas e vitórias. Quero mais invencibilidade para conseguir chegar mais rápido ao UFC. Acredito cada vez mais nisso, porque treino com Pedro Rizzo e José Aldo, dois grandes exemplos de superação. Estou no caminho”, concluiu.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW