Bolsa Família: Duque de Caxias amplia prazo para recadastramento

Publicado em:

Por

Em Duque de Caxias, foi prorrogado o prazo para recadastramento no programa Bolsa Família. Graças a uma iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Social, que prorrogou o prazo em todo o país, os beneficiados pelo programa não precisam mais pernoitar nas filas. Quem tem direito ao benefício deve procurar os Centros de Referência em Assistência Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Para a secretária, Aline Ferreira, esta é mais uma oportunidade dos caxienses regularizarem sua situação junto ao programa. “A SMASDH trabalha dia e noite para oferecer dignidade à população de Duque de Caxias. Ficávamos muito incomodados em ver o nosso povo nas filas. Agora, com o prazo prorrogado, não haverá mais necessidade de ninguém passar a noite aguardando sua vez. As pessoas podem procurar os CRAS para serem atendidas com calma”, explicou Aline.

Entenda melhor como funciona o sistema de Assistência Social em Duque de Caxias:

O que configura a Proteção Social Básica nos municípios é a existência dos Centros de Referência de Assistência Social. Os CRAS são unidades públicas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social, que têm como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. As unidades atendem à população prestando orientação e informação, articulando-se com a rede de proteção social local no que se refere aos direitos de cidadania, encaminhando-a para as demais políticas públicas e sociais.

As equipes de referência dos CRAS executam os serviços de proteção social, organizam e coordenam a rede prestadora de serviços socioassistenciais locais. Em Caxias, os usuários podem encontrar unidades dos CRAS nas seguintes localidades: Beira Mar, Jardim Gramacho, Lagunas e Dourados, Figueira, Imbariê, Vila Maria Helena, Jardim Primavera, Xerém, Centenário, Pilar, Parada Morabi.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW