Jovens concluem pesquisas sobre dados sociais em Paracambi e Japeri
Publicado em:
Os levantamentos sobre dados sociais em Paracambi e Japeri, feito por Jovens Pesquisadores do projeto Baixada para Cima!, já estão sendo tabulados, e em breve serão entregues aos gestores destes municípios. Os dados coletados irão para um relatório final, que tem o objetivo de contribuir para orientação aos gestores em políticas públicas sociais.
O Baixada para Cima! (BPC) é um projeto co-financiado pela União Europeia e é coordenado pela organização italiana Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli (Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos) – CISP, e pela Ong brasileira Se Essa Rua Fosse Minha – SER. O objetivo do projeto é aumentar a inserção e a participação ativa de adolescentes e jovens moradores da Baixada Fluminense nos programas de assistência social municipais, estaduais e federais, contribuindo assim para o exercício pleno de cidadania para os setores em vulnerabilidade cultural, econômica e social.
Os jovens pesquisadores realizaram o levantamento dos dados sociais durante três meses. Durante a pesquisa de campo os jovens também foram multiplicadores, junto às famílias dos bairros, de informações que facilitarão o acesso aos serviços sociais básicos. Antes da pesquisa de campo os jovens participaram do Curso de Formação em Direitos e Cidadania, oferecido pelo projeto Baixada para Cima! em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Curso foi dividido nos módulos Comportamental, Direitos Humanos, Gestão de Riscos, Noções do SUAS e Técnicas de Pesquisa.
Em Paracambi a pesquisa de campo terminou em 1 de setembro. Os jovens fizeram entrevistas com as famílias dos bairros Guarajuba, Cabral, Ponte Coberta, Km9 e Floresta, todos área de atuação do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Guarajuba. No último dia eles visitaram o Acampamento Sem Terra Marli Pereira da Silva, no bairro Km9. Os jovens conversaram com os acampados, que contaram suas histórias, e ainda falaram sobre questões da reforma agrária no Brasil, dos latifúndios improdutivos, o problema do agronegócio, dos agrotóxicos e dos transgênicos.
Em Japeri a pesquisa de campo chegou a ser interrompida em alguns períodos devido a questões de segurança em alguns locais, o que comprometeu o término do levantamento. A coordenação do projeto está planejando a retomada da pesquisa para conclusão da amostra previamente estabelecida. Os jovens percorreram os bairros Cosme e Damião, Santa Terezinha, Granja Iguaçu, Caramujos e Mucajá.
O levantamento dos dados contou com a parceria das prefeituras de Paracambi e Japeri, por meio das secretarias de Assistência Social, e do Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu (CDH), além de apoio do Observatório Social Intermunicipal da Baixada Fluminense (OSI).