‘Rio Por Inteiro’: iniciativa debaterá caminhos para a metrópole do Rio
Publicado em:
A Casa Fluminense e seus parceiros da sociedade civil se uniram para lançar a Rio Por Inteiro, uma iniciativa que reúne organizações e movimentos sociais, cidadãos/cidadãs, propostas e candidatos/as em uma plataforma digital construída com base na tecnologia Vota Inteligente, desenvolvida pela Fundação Cidadania Inteligente e utilizada nas eleições nacionais do Chile em 2017. O objetivo é promover um movimento cívico e suprapartidário em torno de propostas capazes de ampliar oportunidades e reduzir desigualdades na região metropolitana do Rio.
Para realizar tudo isso, o grupo lançou uma campanha de financiamento coletivo no site da Benfeitoria (https://benfeitoria.com/rioporinteiro), e produziu um evento no dia 3 de abril com grande parte das organizações participantes.
A iniciativa possui três frentes específicas:
(1) Plataforma usando a tecnologia Vota Inteligente (https://votainteligente.cl/); desenvolvida pela Fundação Cidadania Inteligente e utilizada nas eleições nacionais do Chile em 2017;
(2) Materiais de mobilização e comunicação para difusão durante as atividades dos parceiros, em estações de trem, barcas, metrô, universidades e pré-vestibulares comunitários;
(3) debates públicos com os candidatos e candidatas a deputados (as) federais e estaduais.
Para Henrique Silveira, coordenador executivo da Casa Fluminense (http://casafluminense.org.br/), este é o momento de convergir para juntos encontrar saídas possíveis. “A Rio Por Inteiro quer ampliar a participação social nas eleições 2018 e qualificar o debate sobre o futuro do Rio. Vamos juntar propostas da sociedade civil para reduzir a violência, gerar mais empregos e melhorar a mobilidade urbana, e depois buscaremos o compromisso dos candidatos e candidatas com essas políticas”, afirma.
Entre as organizações que assinam a Rio Por Inteiro estão: Agencia de Redes para a Juventude, Atados, Ação da Cidadania, Apadrinhe Um Sorriso, TETO, Fórum Permanente da Agenda 21 – São Gonçalo, Fórum Grita Baixada, Fórum de Transparência e Controle Social de Niterói, Fórum Estadual de Economia Solidária (FCP), Fundação Cidadania Inteligente, Redes da Maré, Santa Cruz Universitário, União Gonçalense de Ciclistas- UGC, Observatório Social de Niterói, Observatório Social do Rio, ISER – Instituto Social Ensino Religioso, Instituto Baía de Guanabara (IBG), CIEDS, Portal de Queimados, Rede Funk Social, Pedala Queimados, CEPIA, Humana Sustentável e Casa Fluminense.