Nova Iguaçu realiza Primeiro Meetup de Economia Criativa da cidade

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Uma indústria bilionária e crescente no mundo inteiro, só em 2015 a área criativa gerou uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira, segundo o “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, publicado pela Firjan. Economia Criativa é, de acordo com o Sebrae, o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural: criatividade que gera valor econômico.

De olho nesta indústria, a Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu está convocando empreendedores criativos da cidade para um grande encontro no dia 04 de maio no Teatro Sylvio Monteiro – localizado no Complexo Cultural de Nova Iguaçu. Na ocasião, empreendedores de diversos setores poderão gerar negócios entre si e até com instituições estabelecidas: é o caso das Mesas de Negócios onde poderão ter acesso rápido para “vender suas ideias”. Até o momento, o Sebrae e a própria Secretaria Municipal de Cultura estão confirmados.

A programação do encontro traz pela primeira vez em Nova Iguaçu a fundadora da Potiá Produções, Sabrina Bueno: ela atuou na produção executiva de Elza Soares; a gestão de carreira de Filipe Ret e planejamento e desenvolvimento de produção seus discos “Revel” e “Vivaz”; a curadoria e direção de palco do Leblon Jazz Festival.

O evento traz ainda uma história inspiradora nascida na cidade: a jornada do ‘Brownie do BBzão’, que começou como complemento de renda e hoje ocupa uma cozinha industrial e gera diversos empregos. De olho na nova geração de empreendedores, a programação inclui pelo menos dois pitchings de três minutos, com projetos culturais que vão se apresentar enquanto possíveis espaços de negócios: Festa Eclética e Roda da Via. Pensando também na formação das pessoas, o Sebrae vai trazer a palestra “Conexões de conhecimentos para negócios criativos”.

Na Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu, a atuação do Departamento de Economia Criativa se baseia em cinco pilares: Consumo (Design, Arquitetura, Moda e Publicidade), Mídia (Editorial e Audiovisual), Cultura (Patrimônio e Artes, Música, Artes Cênicas e Expressões Culturais), Tecnologia (Pesquisa & Desenvolvimento, Games, Robótica e cultura maker em geral) e Gastronomia.

“O plano Municipal de Cultura dedica três páginas inteiras para o setor de Economia Criativa. É a primeira vez que a gestão de cultura da cidade tira isso do papel e planeja uma agenda a favor do empreendedor criativo da cidade, principalmente aquele que ainda está explorando novos mercados ou experimentando novos modelos de negócio” – explica Marcus Monteiro, secretário de cultura de Nova Iguaçu.

O primeiro Meetup de Economia Criativa é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Sebrae local e Fenig – Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu.

SERVIÇO
I Meetup de Economia Criativa – Nova Iguaçu
04/05, 11h – 17h
Complexo Cultural de Nova Iguaçu
Rua Getúlio Vargas, 51
Centro, Nova Iguaçu

Mais informações no Facebook:
https://www.facebook.com/events/360348601491560/

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